DNOTICIAS.PT
Madeira

Sete escolas da Madeira inscritas na 15ª edição da campanha 'Escola Electrão'

None

A Madeira conta com sete estabelecimentos de ensino inscritas na 15.ª edição da campanha 'Escola Electrão', que "promove a correcta separação e encaminhamento para reciclagem de resíduos de pilhas, baterias e equipamentos elétricos, mas também de embalagens usadas".

Na edição do ano lectivo de 2025/2026 participam, da Madeira, a Escola Básica do 1º ciclo com pré-escolar da Lourencinha; Escola Básica do 1º ciclo com pré-escolar e creche da Água de Pena; Escola Básica do 1º ciclo com pré-escolar Lombo de São João e São Paulo; Escola Básica dos 2º e 3º ciclos  do Estreito de Câmara de Lobos; Escola Básica dos 2º e 3º ciclos da Torre; Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Caniço; e Escola Básica e Secundária com Pré-escolar da Calheta.

As inscrições para este ano letivo continuam abertas e os estabelecimentos de ensino podem fazê-lo através do preenchimento de um formulário, na página da campanha no site do Electrão.

Esta acção de contribuir para a preservação do ambiente é convertida em prémios para as escolas que, por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1.000 quilos de equipamentos eléctricos usados, recebem um cheque-prenda no valor de 75 euros.

A nível nacional a campanha conta já com mais de 500 escolas inscritas.

No âmbito da campanha do Electrão as escolas são também desafiadas a promover atividades de sensibilização ambiental com a comunidade escolar. É o caso da iniciativa Repórter Electrão, que convida alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos e ainda do concurso Instalação Electrão, que desafia os alunos a desenvolver uma instalação criativa a partir de equipamentos usados.