País

Redes tiveram “desempenho irrepreensível” e dados trocados atingiram recorde na Web Summit

FOTO Global Imagens
FOTO Global Imagens

A Altice Portugal anunciou hoje que as suas redes tiveram um “desempenho irrepreensível” na quarta edição da Web Summit, sendo que os valores registados atingiram “um recorde absoluto do número de dados trocados, sessões estabelecidas e dispositivos ligados”.

A Web Summit contou este ano com 70.469 participantes registados de 163 países, sendo que quase metade (46,3%) foram mulheres, e realizou-se em Lisboa entre 04 e 07 de Novembro.

“Mais uma edição da Web Summit chegou ao fim e com ela, a Altice Portugal, parceira tecnológica da maior cimeira tecnológica do mundo, responsável pelas redes fixas e de ‘wifi’, apresentou mais uma vez um desempenho irrepreensível das suas redes”, refere a empresa liderada por Alexandre Fonseca, em comunicado.

Ao longo da edição, foram registadas mais de 12,6 milhões de sessões únicas estabelecidas em todas as redes, o que representa “mais 30% que em 2018”.

Só na rede ‘wifi’ [sem fios], a Altice Portugal registou 9,5 milhões de sessões únicas, o que representa um incremento de 40% face à edição anterior.

A Altice Portugal destaca também 68.483 dispositivos únicos ligados, um aumento de 20%, e 92 terabytes de tráfego de dados, o que corresponde a uma subida de 5%.

“Os valores registados constituem um recorde absoluto do número de dados trocados, sessões estabelecidas e dispositivos ligados durante este evento”, refere a dona da Meo, acrescentando que “esta edição registou também uma afluência significativamente superior às dos anos anteriores, com mais de 70 mil participantes”.

Em termos de dados acumulados desde 2016, o tráfego gerado foi de 248 terabytes (156 terabytes até 2018), e a média de equipamentos conectados em simultâneo diariamente é de 55.000 (contra 50.000 em 2018).

Para a edição deste ano, refere a Altice, “os espaços onde se realizou o evento viram a sua cobertura com ‘wifi’ a ser aumentada com a instalação de mais de 900 antenas”, além de ter sido feito um reforço da cobertura 4,5G na Altice Arena e na Fil, ao que acresceram mais de 44 quilómetros de cabo de rede UTP e três quilómetros de fibra óptica.

A operação da Altice Portugal envolveu mais de 160 profissionais a trabalhar permanentemente para o evento.

A cimeira tecnológica, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se em Lisboa desde 2016, vai manter-se na capital até 2028, depois de, em novembro do ano passado, ter ficado decidida a permanência da conferência em Portugal por mais 10 anos, após uma candidatura com sucesso.