Jerónimo de Sousa é o político em quem os portugueses mais confiam

A conclusão é de uma sondagem realizada pela Intercampus para o ‘Correio da Manhã’ e ‘Negócios’

País /
26 Fev 2020 / 10:23 H.

De acordo uma sondagem realizada pela Intercampus para o ‘Correio da Manhã’ e ‘Negócios’, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, é político mais confiável para os portugueses.

No extremo oposto, a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira e o deputado único do Chega, André Ventura, são, entre nove dirigentes partidários e deputados, aqueles em quem os portugueses menos confiam.

Os dados da sondagem mostram que 66,6% dos inquiridos não teriam confiança em Joacine Katar Moreira se esta lhes quisesse vender um carro usado. A “conflitualidade e o mediatismo que marcaram os últimos meses da parlamentar eleita pelo Livre” são os principais motivos invocados pelos inquiridos.

Já André Ventura não suscita a confiança de 57,7% dos portugueses.

O presidente e único deputado da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, também não é melhor, já que não consegue convencer 52,8% dos entrevistados para o estudo em análise.

Por seu turno, o novo líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, vê metade do universo da sondagem dar-lhe um ‘não’.

A meio da tabela, o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, recebe um ‘não’ de 49,8% dos inquiridos. O porta-voz do PAN, André Silva, não convence 46,3% dos portugueses, enquanto o líder do PSD, Rui Rio, não recebe a confiança de 43,5% dos entrevistados. Se o eventual vendedor de um carro usado for a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, o valor baixa para 43,3%.

Do grupo dos nove dirigentes partidários e deputados incluídos no estudo, Jerónimo de Sousa, com quem 41,2% dos inquiridos não negociariam, é o político mais confiável.

Costa e Catarina com uma nota positiva

Na avaliação da acção política dos líderes partidários, apenas António Costa e Catarina Martins têm nota positiva (três pontos, numa escala de um a cinco).

Seguem-se Rui Rio (2,9), Jerónimo de Sousa (2,8), André Silva (2,7), André Ventura (2,6), Francisco Rodrigues dos Santos (2,6) e João Cotrim de Figueiredo (2,5). Joacine Katar Moreira consegue apenas 1,7 pontos.