Governo e parceiros sociais reúnem-se hoje para discutir medidas

Lisboa /
23 Mar 2020 / 08:30 H.

O Governo e os parceiros sociais voltam hoje a reunir-se, em Lisboa, através de videoconferência, para discutirem medidas para empresas e trabalhadores relacionadas com o impacto na economia da pandemia causada pelo novo coronavírus.

A reunião do Conselho Permanente de Concertação Social, prevista para as 18 horas de hoje, já foi adiada várias vezes.

Inicialmente, a reunião entre o Governo e os parceiros sociais estava agendada para a manhã de quinta-feira, tendo sido adiada para a tarde do mesmo dia e depois adiada novamente para sexta-feira, sem hora definida, após o fim do Conselho de Ministros, mas acabou por ser agendada para hoje.

O Governo aprovou já várias medidas para apoio às famílias e manutenção dos postos de trabalho que, segundo o executivo, serão avaliadas em permanência consoante a evolução da situação.

Entre as medidas estão apoios para os pais que tenham de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas ou baixas de 14 dias pagas a 100% para quem ficar em isolamento profilático, bem como um regime semelhante ao ‘layoff’ para empresas que tenham e encerrar actividade devido à covid-19.