>
País

Açores sem casos positivos pelo quarto dia e mais uma morte

Os Açores não registaram casos positivos de covid-19 pelo quarto dia consecutivo, mas houve mais uma morte nas últimas 24 horas, assim como sete novos casos recuperados, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Assim, até ao momento, já foram detectados nos Açores um total de 138 casos, verificando-se 34 recuperados, 10 óbitos e 94 casos positivos activos de infecção com o coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 70 em São Miguel, três na Terceira, cinco na Graciosa, dois em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

No comunicado diário de hoje, a Autoridade de Saúde dos Açores adianta que “as 381 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região” (São Miguel e Terceira) “nas últimas 24 horas não revelaram casos positivos de covid-19”.

Nas últimas 24 horas há a registar a morte de uma mulher de 99 anos de idade infectada com o novo coronavírus, que estava internada no Centro de Saúde do Nordeste, na ilha de São Miguel, de acordo com aquela entidade.

A Autoridade de Saúde açoriana refere ainda o registo de sete novos casos recuperados, cinco dos quais homens com idades entre os 23 e 52 anos, residentes nas ilhas de São Miguel, Terceira e São Jorge, e duas mulheres, com 19 e 59 anos, residentes em São Miguel.

“As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do sector social”, reitera a Autoridade Regional de Saúde.

Os dados divulgados pela Autoridade Regional de Saúde dos Açores têm por vezes sido diferentes dos anunciados para a região pela Direcção Geral da Saúde (DGS), mas a entidade açoriana realça que os números a registar são os seus.

Em todo o país, houve até hoje 903 mortos associados à covid-19 em 23.864 infecções com o novo coronavírus, segundo a Direcção-geral de Saúde.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200 mil mortos e infectou mais de 2,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 800 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu