>
Desporto

Organização adverte que Tóquio2020 não pode voltar a ser adiado

Foto EPA/ISSEI KATO
Foto EPA/ISSEI KATO

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19, não podem voltar a ser adiados, assim como os Jogos Paralímpicos, alertou hoje o presidente do comité organizador.

Yoshiro Mori explicou à agência noticiosa japonesa Kyodo que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos não têm “nenhuma” hipótese de voltarem a ser adiados para lá das novas datas, marcadas para o verão de 2021.

“Pensando em atletas e problemas organizacionais, é tecnicamente difícil adiar dois anos”, explicou Mori, revelando que esta solução esteve em cima da mesa antes de o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, preferir adiar por um ano.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 devem realizar-se entre 23 de julho e 08 de agosto de 2021, quase um ano depois das datas inicialmente previstas (24 de julho e 09 de agosto de 2020), devido à pandemia da covid-19.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 181 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 593.500 doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Fechar Menu