ACIF integrou Missão Técnica à Dinamarca de Projecto 'Blue Supply Chain'
No âmbito do Projecto Blue Supply Chain ou "Cadeia de abastecimento azul', que é "cofinanciado em 85% pelo Programa Interreg MAC 2021-2027, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), realizou-se a 29 de Julho uma missão técnica à Dinamarca, onde uma delegação da ACIF-CCIM marcou presença. "Durante esta deslocação, os participantes visitaram o parque eólico offshore de Middelgrunden, localizado ao largo da costa de Copenhaga. Esta infraestrutura é uma referência europeia no domínio das energias renováveis offshore, sendo considerada um exemplo pioneiro de integração sustentável da energia eólica com o ambiente marítimo e as comunidades costeiras", explica uma nota da associação empresarial.
"Enquanto parceira do projecto, acompanhados de um representante da Empresa de Eletricidade da Madeira, bem como por representantes da Consejería de Transición Ecológica y Energía do Governo das Canárias e dos restantes parceiros das Ilhas Canárias: FEDEPORT, Cluster Marítimo das Canárias (CMC), PROEXCA e dez empresas canárias do setor", os integrantes desta comitiva teve como foco as hipóteses deste tipo de investimento nos dois arquipélagos, como fica claro no texto.
"Esta visita integra-se no plano de ação do Projeto Blue Supply Chain, que visa posicionar os arquipélagos da Madeira e das Canárias como polos de referência no desenvolvimento da energia eólica offshore flutuante", garante. "Durante a missão, os participantes realizaram uma visita técnica ao parque a partir do mar, permitindo observar a infraestrutura e a sua integração com o ambiente costeiro. A visita incluiu também uma sessão técnica com responsáveis do projeto Middelgrunden, na qual foi possível analisar o percurso da instalação desde a sua conceção até ao seu atual estado de operação", explica.
Lembra a ACIF que "Middelgrunden, um dos primeiros parques eólicos offshore do mundo construídos em proximidade à costa, constitui um caso de estudo relevante, especialmente pela sua compatibilização com atividades económicas como a pesca e o turismo — setores de grande importância para a economia das Ilhas Canárias".
Assim, "após a visita ao parque eólico offshore, a comitiva reuniu-se com a Copenhagen Infrastructure Partners (CIP), onde foram abordados temas como a visão da CIP para o sistema energético europeu 2050, microgrids e sistemas locais de energia, bem como opções de desenvolvimento de estruturas da energia offshore flutuante".