DNOTICIAS.PT
Artigos

Estudar na UMa não é apenas uma opção

Tiveram início esta semana as candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA). Os candidatos vivem naturalmente uma fase de questionamento e gestão de expetativas, porque se encontram confrontados com as suas preferências, esperanças, e opiniões que lhes são transmitidas, em muitos contextos de influência, convicções e até preconceitos. A todos, porém, impende o desejo de fazer a melhor escolha para o seu futuro.

Invariavelmente, no quadro das minhas funções e responsabilidades, tenho apelado a uma conveniente reflexão sobre este tema, insistindo na ideia fundamental de que a Universidade da Madeira (UMa) constitui, tanto para o sistema Universitário como para o Politécnico, uma ESCOLHA inteiramente válida, considerando a qualidade da sua oferta formativa e a reconhecida excelência em investigação científica.

A UMa oferece uma vasta e diversificada gama de cursos, em várias áreas, todos acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e alinhados com as exigências atuais do mercado de trabalho e da sociedade. Dispõe também de um conjunto abrangente de programas de apoio ao estudante (promoção do sucesso académico, mentoria, tutoria e serviços de saúde mental), assegurando um ambiente de aprendizagem de elevada qualidade e proximidade. Esta dinâmica permite uma experiência académica personalizada, distinta da proporcionada por instituições de maior dimensão. A conjugação desta característica com programas de mobilidade internacional (ex. ERASMUS) que facultam aos estudantes a oportunidade de enriquecer a sua formação em universidades estrangeiras durante um ou dois semestres, bem como a possibilidade de integrarem equipas de investigação de excelência, configura uma vantagem competitiva ímpar.

Paralelamente, a UMa orgulha-se de contar com sete docentes investigadores posicionados entre os 2% mais citados do mundo nas respetivas áreas, refletindo o elevado impacto e a excelência da investigação científica desenvolvida na Instituição.

Neste contexto, a nossa Universidade posiciona-se, de forma inequívoca, como um polo de excelência em ensino superior, elevando a Madeira a um patamar equiparável a outras regiões do restante território nacional. É imprescindível valorizar esta capacidade de formação dos nossos talentos, promovendo a sua integração em ambientes de mobilidade internacional e em projetos colaborativos que potenciem benefícios recíprocos entre a UMa e os seus parceiros institucionais.

Estes fatores consolidam a UMa como uma escolha estratégica para estudantes que ambicionam uma formação superior de alta qualidade, com forte componente de investigação e uma rede de alumni distinguida pelo seu sucesso profissional e académico.