Resgate de Esperança

Dalmo de Abreu Dallari, que foi um dos maiores juristas do Brasil, disse que: “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo”. Colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo é dever de todo cidadão responsável.”

“Associação denuncia e expõe “caso gravíssimo de negligência humana e animal no Jardim da Serra”, título de notícia no DN, online, de 12 do corrente. A notícia inclui o link para um vídeo sobre as condições de insalubridade da casa onde ocorreu o resgate dos animais, que a Associação Ajuda a Alimentar Cães colocou na sua página na rede social Facebook.

O vídeo mostra-nos os ingredientes do caos da miséria humana, da gradual perda de dignidade e consciência, que, por sua vez, poderá destruir a Vida, se tal ciclo não for interrompido. “A miséria também é uma herança.” (Riccardo Bacchelli, Citador). Como é possível chegar àquela condição ? Percebemos pelas imagens que o alcoolismo é uma causa forte.

Vítor Brotas, Médico de Medicina Interna, numa entrevista ao DN-Lisboa, em Agosto 2019, contou que num acompanhamento que fez com um aluno de medicina, americano, em estágio, no Hospital dos Capuchos, “na visita à enfermaria, viram um velhote com umas unhas dos pés muito grandes, encarquilhadas (onicomicose). Que o aluno tinha ficado muito admirado e perguntou que doença era. O Médico respondeu: “Pobreza”. A pobreza é o principal fator para as pessoas terem doenças.”

“Os pobres não sentem o seu próprio cheiro. Não é a magreza mas o olfacto que distingue os miseráveis dos mais ricos.” (Mia Couto, Citador).

A pobreza definida como a “condição humana caraterizada por privação sustentada ou crónica de recursos, capacidades, escolhas, segurança e poder necessários para o gozo de um adequado padrão de vida e outros direitos civis, culturais, económicos, políticos e sociais” (Comissão sobre Direitos Sociais, Económicos e Culturais, das Nações Unidas) (2001).

A situação chocante que o vídeo revela e onde vive uma idosa acamada, a comunidade, as instituições locais, sobretudo as mais próximas, não tinham conhecimento?

O pedido de resgate dos animais à Associação revelou ser o único alerta para a condição da degradação da situação humana, que aparentemente era ignorada...

A causa animal, uma fronteira inseparável, das circunstâncias de vida dos seus tutores. Uma área difícil, sensível, de risco, que exige, conhecimento, coragem, perspicácia, porque, na maioria das vezes, a condição do animal coexiste com o drama humano (psicológico, económico, social).

“Em todas as lágrimas há uma esperança.” (Simone de Beauvoir, Citador).

“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como seus animais são tratados”. (Gandhi)

João Freitas