DNOTICIAS.PT
Turismo Madeira

Gastronomia “desempenha papel central na promoção turística” da Madeira

Eduardo Jesus visitou o SAL – Sabores do Atlântico. Evento promovido pela Direcção Regional do Turismo decorre até domingo

None

“A gastronomia desempenha um papel central na promoção turística do arquipélago, sendo um dos elementos mais autênticos e atrativos da identidade regional”, afirmou hoje o secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, à margem da visita ao espaço do SAL – Sabores do Atlântico. O evento, que decorre na Praça do Povo até ao próximo dia 20 de Julho (domingo), é a mais recente aposta da Secretaria Regional, através da Direcção Regional do Turismo.

O SAL trata-se de um novo festival gastronómico que assume como objectivo “celebrar a identidade atlântica da Região, através dos produtos do mar e da terra e da inovação na gastronomia”.

A grande novidade deste festival prende-se com o envolvimento de chefs destacados e premiados pelo Guia Michelin. Estes “ilustres profissionais” trazem ao evento “a criatividade, rigor e prestígio que os tornaram referências internacionais”, destaca Eduardo Jesus.

Com efeito, o SAL inclui jantares de harmonização e masterclasses/workshops com chefs reconhecidos e cozinha de autor, tais como: Júlio Pereira, Carlos Gonçalves, Eusébio Nunes, Filipe Janeiro, Octávio Freitas, Liliana Abreu, Gonçalo Bita Bota e José Diogo Costa.

“A sua participação no SAL reforça o impacto cultural e turístico desta iniciativa, elevando a programação do festival e enriquecendo a experiência de todos os visitantes e residentes. É uma demonstração clara de que a gastronomia regional, impulsionada por talentos premiados, é um activo importante na qualificação do destino e no crescimento de um turismo sustentável, culturalmente vibrante e de elevado valor acrescentado”, sublinha o governante com a pasta do Turismo.

Na visita realizada nesta segunda-feira, o secretário regional reforçou ainda a “importância de ter um evento focado na oferta e diversidade gastronómica da Madeira, que atrai residentes e turistas”.

“Ao saborear a culinária local, os visitantes do SAL têm acesso a uma experiência sensorial que os liga diretamente à cultura, história e tradições do arquipélago. A riqueza e originalidade dos sabores regionais contribuem para a diferenciação da Madeira no panorama turístico nacional e internacional”, acrescentou.

A valorização dos produtos locais é outro ponto essencial deste certame. “Vários ingredientes, alguns dos quais representados nas rotas que voltam a estar em destaque no SAL”, nomeadamente: cuscuz, chícharo, mariscos e moluscos, peixe, doçaria conventual, fruta, tubérculos e pão.

“A ligação entre agricultura, pesca, produção artesanal e turismo cria uma dinâmica sustentável que beneficia as comunidades e preserva o património gastronómico regional”, complementa Eduardo Jesus, deixado o convite à participação nesta primeira edição do SAL – Sabores do Atlântico.

O recinto está aberto, diariamente, das 17 às 00 horas.