Portugal sagrou-se campeão da Europa há 9 anos
‘Canal Memória’ recua até ao ano de 2016
Faz hoje precisamente 9 anos que Portugal se sagrou campeão europeu de futebol, no campeonato disputado em França. O golo de Éder ficará para sempre na história, num jogo em que o madeirense Cristiano Ronaldo saiu lesionado e em lágrimas, que se transformaram em felicidade aquando do apito final.
A taça de selecção campeã da Europa foi erguida por Cristiano Ronaldo, visivelmente emocionado, a 10 de Julho de 2016.
Na edição publicada a 10 de Julho, o DIÁRIO fazia a antevisão daquele que seria o jogo da selecção. Com destaque para o futebolista madeirense na primeira página pedíamos que se cumprisse Portugal. Num destaque especialmente dedicado à final do Euro 2016, dávamos conta de que o técnico Fernando Santos já era líder quando alinhava como jogador pelo Marítimo.
Outra recordação rumava a 1926, quando se deu o primeiro jogo entre Portugal e a França. Na verdade, também nesse onze alinhou um madeirense, Zé Pequeno.
Por se tratar de um domingo, era ainda publicada a revista MAIS, desta feita com uma reportagem especial realizada no Museu CR7.
Já na edição de 11 de Julho, aí sim, dávamos conta de toda a festa que envolveu a conquista do campeonato da Europa de selecções. O Parque de Santa Catarina pareceu pequeno para acolher as largas centenas de pessoas que escolheram esse espaço para assistir ao último jogo.
Fotos de Rui Silva da ASPRESS
A grande final levou muitos às lágrimas… de alegria. O golo de Éder, que iria decidir o jogo, apenas foi marcado aos 109 minutos, ou seja, já no prolongamento.