DNOTICIAS.PT
None
Explicador Madeira

Sabe como agir se for atacado por um cão?

Na última terça-feira uma mulher com idade compreendida entre os 60 e os 70 anos foi atacada por um cão no concelho do Funchal, na Rua da Pedra Sina.

Tal como o DIÁRIO noticiou, a vítima sofreu ferimentos nos braços e acabou por ser transportada para o Hospital Dr. Nélio Mendonça. Mas este não é um caso isolado. No último ano, por exemplo, uma menina também foi mordida por um cão na Rua Pedro José de Ornelas.

Mas como estes, existem muitos mais casos que podem ter consequências graves. Perante este cenário, colocamos a seguinte questão: sabe como agir se for atacado por um cão?

A Deco Proteste deixa assim algumas dicas e alerta para a importância de contactar de imediato o 112.

O segredo é tentar manter a calma e, se possível, afastar-se do animal, evitando movimentos bruscos.

Se conseguir, tente depois parar a hemorragia, aplicando pressão directa sobre a ferida com um pano limpo durante pelo menos 10 minutos, até estancar o sangue.

“Lave a zona afectada com água abundante e sabão durante cerca de 15 minutos. De seguida, aplique um antissético para reduzir o risco de infecção”, indica a Defesa do Consumidor.

No final, se for possível, tente identificar o animal e o seu tutor, pois é importante perceber se o cão tem as vacinas em dia, especialmente a da raiva.

E devo ligar à polícia?

Sim, estes casos devem ser sempre reportados às autoridades. Segundo a DECO Proteste, isto ajuda a prevenir novos ataques e garante que o respectivo animal seja observado.

Se conseguir, forneça os seguintes dados à PSP: identificação e morada do detentor; características do cão (cor, tamanho, raça, comportamento); local, data e hora do ataque; identificação das testemunhas da agressão, caso existam.

E se o meu cão morder alguém?

-Isole imediatamente o cão. Afaste o animal do local e coloque-o num sítio seguro, onde não possa voltar a magoar ninguém. Mantenha-o sob controlo até à chegada das autoridades, se for o caso.

-Preste assistência à vítima (ver indicações acima).

-Colabore com as autoridades.

Como educar as crianças para evitar que sejam mordidas por um cão?

As crianças são, muitas vezes, as mais vulneráveis. Por isso, devem ser ensinadas desde cedo a manter distância de cães desconhecidos, a pedir autorização ao detentor antes de acariciar um cão, a contactar com animais apenas sob supervisão de um adulto e a respeitar os animais, evitando provocá-los ou incomodá-los.

O mais importante é nunca deixar uma criança sozinha com um cão, mesmo que seja de alguém próximo.