DNOTICIAS.PT
Madeira

Para proteger património natural, abriu-se a 'caça ao coelho' nas Selvagens há 23 anos

‘Canal Memória’ recua até 2002

None

Uma operação de grande escala arrancou, há precisamente 23 anos, para caçar coelhos e murganhos na Selvagem Grande, uma vez que estes roedores estavam a destruir património natural. A acção era preparada desde Fevereiro desse ano.

Os murganhos quase que viraram praga nessa ilha, sendo que o número de coelhos também vinha a aumentar consideravelmente. A preocupação com a praga de ratos estava igualmente relacionada com a ameaça à nidificação do calcamar, uma ave marinha, uma vez que esses roedores alimentavam-se dos ovos e dos ‘juvenis’ dessa espécie.

Por isso, foram identificadas as todas dos murganhos e dos roedores para que pudesse ser feito o ‘ataque’. Foram igualmente transportadas cerca de 20 toneladas de material para permitir a intervenção.

Tanto na Selvagem Pequena como no Ilhéu de Fora não havia registo destes roedores.