DNOTICIAS.PT
Madeira

Universidade Nova de Lisboa promove 'Summer Medical School' no Funchal

Escola de Verão "pioneira capacita as gerações mais novas para a prevenção em saúde e bem-estar dos mais novos"

Fotos Arquivo de edições anteriores/NOVA Medical School
Fotos Arquivo de edições anteriores/NOVA Medical School

De 7 a 11 de julho, a Região Autónoma da Madeira acolhe pela primeira vez a Summer Medical School: lifestyle, uma escola de verão pioneira criada pela NOVA Medical School – Universidade NOVA de Lisboa (NMS), com o objectivo de sensibilizar e educar crianças entre os 6 e os 10 anos para práticas de saúde preventiva, bem-estar e estilos de vida saudáveis.

A iniciativa, promovida pela NOVA Medical School, pela Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil e pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e tecnologia da RAM decorrerá na Escola de Hotelaria e Turismo do Funchal.

O programa é coordenado por Conceição Calhau, Subdiretora para a Extensão á Comunidade da NOVA Medical School, por Mariana Nóbrega, Coordenadora do Serviço à Comunidade da NOVA Medical School e na Região, pelo Bruno Sousa, director do Serviço de Nutrição do SESARAM e pelo Fernando Figueiredo, director da Escola de Hotelaria.

Conta ainda com um conjunto de profissionais da Região, que garantem a excelência do projecto, mantendo o rigor que o caracterizam em Lisboa.

A Summer Medical School foi criada em 2022, e tem sido distinguida pelo seu caráter inovador e impacto real na literacia em saúde e na capacitação das gerações mais novas, através de experiências totalmente práticas e adaptadas a cada faixa etária. A edição de 2024 em Lisboa reforçou a relevância do projeto, com a participação de dezenas de crianças e jovens, e o envolvimento de diversas entidades parceiras.

Nesta edição piloto na Madeira, o programa foca-se em quatro pilares fundamentais – nutrição, actividade física, saúde mental e ciência – e conta com o apoio do sector corporativo da Região, enquanto entidades parceiras. Uma das preocupações é que este programa seja acessível a todos e nessa lógica foram criadas bolsas para que crianças em situação económica vulnerável e crianças com patologias crónicas pudessem frequentar o programa. Estas bolsas foram suportadas pelo Grupo Sousa e por uma farmacêutica ligada à área da Diabetes.

A empresa farmacêutica assegura inscrições para que crianças com Diabetes possam vivenciar esta experiência, com impacto real no quotidiano. Na Madeira, teremos 4 crianças com a patologia a participar, tendo sido identificadas pelo Serviço de Endocrinologia do SESARAM.

A literacia em saúde começa na infância. Iniciativas como esta são fundamentais para formar crianças mais conscientes do seu corpo e das suas escolhas, reduzindo fatores de risco associados a doenças metabólicas, como é exemplo a diabetes. É com grande satisfação que nos associamos a este projecto da NOVA Medical School, que representa uma abordagem prática e transformadora na forma como educamos para a saúde Margarida Ferreira, médica endocrinologista, directora do Serviço de Endocrinologia do Hospital do Funchal na Madeira

A realização desta edição piloto na Madeira representa um passo decisivo na promoção da saúde infantil na Região. Ao levar este modelo educativo inovador a uma nova realidade geográfica e social, a iniciativa contribui para uma maior equidade no acesso à literacia em saúde, promovendo hábitos saudáveis junto de comunidades onde estas oportunidades