DNOTICIAS.PT
Madeira

Investidos 800 mil euros para renovar CRO do Funchal

None

“Não só cumprimos os objectivos definidos nestes quatro anos de mandato, como fomos mais além. Superámos as expectativas no que toca a dois eixos de intervenção dedicados à causa animal, nomeadamente, promoção da melhoria de qualidade vida e bem-estar e proteção da saúde pública”, começou por dizer o vice-presidente da autarquia do Funchal, Bruno Pereira, durante a inauguração do renovado Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais do concelho.

O centro, situado no Canil Municipal Vasco Gil, em Santo António, resulta de um investimento do executivo camarário no valor de 800 mil euros.

Entre as várias intervenções, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) realizou: a remodelação integral das boxes, criou uma ala de maternidade, uma enfermaria e substituição da cobertura do gatil, garantindo maior conforto térmico e segurança para os animais. Além disso, foram melhoradas as condições para os funcionários, nomeadamente com balneários, vestiários e uma zona de refeições, com acesso a uma nova conduta de água potável. Este espaço, gerido pela empresa DOGTEL, tem capacidade para 176 cães e 47 gatos e já registou 1.253 adopções nos últimos quatro anos.

"Este centro é mais do que uma estrutura moderna. É um compromisso com os valores de uma sociedade evoluída, que respeita e protege os animais", sublinhou o governante.

Destacou ainda o reforço da política municipal nesta área, com a criação da figura do Médico Veterinário Municipal em 2024 e o aumento do apoio a associações de protecção animal, totalizando 150 mil euros neste mandato. "Só, em 2025, destinamos 75 mil euros a cinco associações locais para esterilizações, uma medida essencial para reduzir o abandono", afirmou.

No ano passado foram esterilizados 1.167 animais, um aumento de 71,6% face a 2022, graças a parcerias com associações e entidades públicas e privadas, assegura Bruno Pereira, salientando ainda as campanhas de adopção, vacinação gratuita e acções de sensibilização nas escolas, medidas de prevenção que segundo o edil são “fundamentais para garantir o bem-estar dos animais e assegurar saúde pública”.

Para além de Bruno Pereira, estiveram presentes a acompanhar, a vereadora Helena Leal com o pelouro social e a vereadora Nádia Coelho, com o pelouro da causa animal.

“Aproveito para fazer um agradecimento público à vereadora Nádia Coelho e à sua incansável equipa. O trabalho e dedicação diários, muito contribuiu para que pudéssemos estar aqui hoje a inaugurar este espaço, totalmente remodelado e equipado com excelentes condições. Passados quatro anos, podemos anunciar que cumprimos, na íntegra, as metas e objetivos traçados para a causa animal, como fomos ainda mais além, com a concretização de ações que não estavam inicialmente previstas”, concluiu.