DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Crónicas

Frankenstein

1.O Orçamento 2

A oposição chumbou o Orçamento Regional para 2025. A tragédia, o horror, o caos! Que dia negro para a história da Madeira. Um orçamento que, segundo o governo, era a oitava maravilha do mundo, o equivalente político a um milagre de Fátima. Mas eis que, de forma vil e inescrupulosa, os partidos da oposição resolveram destruir este monumento à genialidade administrativa. Porquê? Porque são maus. Porque odeiam a Madeira. Porque não gostam de criancinhas, nem de professores, nem de creches, nem de nada. Pelo menos é nisso que, o governo e os deputados do PSD e do CDS, querem que todos acreditem.

Vamos às lágrimas de crocodilo do costume. Dizem-nos que este orçamento era para “os mais novos e os mais velhos”, “os trabalhadores e os vulneráveis”, “as instituições e as empresas”. Um orçamento que, a avaliar pelo tom melodramático, era tão perfeito que até o próprio Deus desceria dos céus para dar a sua bênção. E que fez a oposição? Rejeitou. Pisou a bondade. Escarrou na face da virtude.

Ou seja, a farsa do costume, deitada cá para fora pelos farsolas de sempre. Um orçamento é um instrumento de política pública, não uma coleção de slogans. E a verdade é que este orçamento foi desenhado não para ser aprovado, mas para ser chumbado. O que importava era criar um documento tão carregado de medidas populistas e apelativas que, ao ser rejeitado, pudesse ser usado como arma política. E aqui estamos, a assistir ao espetáculo patético de um governo a vitimizar-se perante a própria incompetência.

Atingiu o limite semanal de 1 artigo oferta

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos d+ e edições DIÁRIO e-paper

Assinar Cancele quando quiser.
‹ dnoticias.pt

Podcasts

×