Madeira

Ribeira Brava já tem data para ter dentista no público

Pedro Ramos (à direita) tem realizado encontros para promover o Serviço Regional de Saúde, na semana passada foi na Ribeira Brava. O presidente da Câmara (à esquerda) esteve presente.
Pedro Ramos (à direita) tem realizado encontros para promover o Serviço Regional de Saúde, na semana passada foi na Ribeira Brava. O presidente da Câmara (à esquerda) esteve presente., Foto DR

A Ribeira Brava já tem data para passar a oferecer consultas de médico dentista no público.

A partir de Agosto o Centro de Saúde local passará a oferecer os serviços de médico dentista, adiantou Pedro Ramos na visita que realizou à Casa do Povo da Ribeira Brava na semana passada. O secretário regional de Saúde concretiza assim a promessa de que ia dotar este centro de saúde de Consulta Oral, à semelhança do que já existe em outros sete da Madeira. A aguardar data ficam o Centro de Saúde de Santana e o Centro de Saúde do Caniço, que também serão contemplados, segundo compromisso do governante assumido publicamente em Março passado.

A nova data para início desta nova valência foi anunciada no encontro com a população no passado dia 10, numa das sessões de Literacia em Saúde. Estas acções que têm como finalidade aproximar a população, informar e esclarecer sobre o funcionamento e os serviços disponíveis no público. Simultaneamente é uma oportunidade para de uma forma próxima ouvir a população e identificar as suas necessidades.

Na Região, no âmbito da Saúde Oral, que arrancou na Madeira há mais de duas décadas, existem seis programas de saúde comunitária dirigidos a grupos específicos: o ‘Madeira a Sorrir’, para crianças e jovens até 18 anos; ‘Alimentar Sorrisos’, para grávidas e os seus bebés; ‘Sorrir ao Longo da Vida’, para utentes com mais de 65 anos; o programa para utentes com necessidades especiais, não limitado em idade; e o rastreio de lesões na cavidade oral, no âmbito da prevenção do cancro oral.

O Centro de Saúde da Ribeira brava é um dos três existentes no concelho e o mais completo. Os outros estão localizados na Serra de Água e Campanário. Além de ter serviço de urgências e das consultas regulares, incluindo de psicologia e nutricionismo, tem projectos no âmbito do desenvolvimento infantil e do envelhecimento activo. Em termos de recursos humanos, conta com 12 médicos de família, 35 enfermeiros, 13 assistentes técnicos, 37 assistentes operacionais, dois psicólogos e um nutricionista.

Na mesma ocasião, Pedro Ramos afirmou que a Ribeira Brava é um dos municípios com cobertura praticamente integral de médico de família. E fez as contas: Há 12.680 residentes na Ribeira Brava, 14.090 utentes inscritos (alguns não são residentes) e 13.940 utentes com médico de família.

Esta foi ainda uma oportunidade para a Ribeira Brava, através do presidente da Câmara, publicamente reconhecer o trabalho realizado pelo Governo Regional no Município na área da Saúde e da Protecção civil. “Temos tido uma parceria importante para a segurança da nossa população e do nosso território através do seu trabalho e da Associação Humanitária dos Bombeiros e desta forma ficamos todos a ganhar”, disse Ricardo Nascimento, citado pelo seu Gabinete.