Madeira

“Região tem registado largos progressos no que toca ao tema da inclusão da pessoa com deficiência”

None

O Centro de Inclusão Social da Madeira (CISM) comemora esta quarta-feira, 12 de Julho, 4 anos de existência.

“São 195 utentes e 123 funcionários que, diariamente, dão vida a esta instituição e que hoje, estão todos de parabéns”, começou por referir a secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, durante as comemorações.

Inaugurada a 12 de Julho de 2019, “esta obra é considerada uma referência a nível nacional, na área da inclusão da pessoa com deficiência com a junção de 3 valências na mesma estrutura, nomeadamente, o Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão do Funchal, Centro de Apoio à Deficiência Profunda, e o Lar Residencial representando assim uma enorme mais-valia no caminho da verdadeira inclusão”, explica a secretária regional.

A estas valências juntam-se ainda a Residência de Autonomização e o Café Inclusão, inaugurado o ano passado, e que têm como objectivo proporcionar condições para a concretização de um projecto de vida autónomo e inclusivo, bem como para a integração no mercado de trabalho da pessoa com deficiência.

“Estratégia Regional Para a Inclusão das Pessoas com Deficiência é hoje uma realidade”

O ano passado, nesta mesma ocasião, Rita Andrade anunciava que a Estratégia Regional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência estava em fase de conclusão. Passado um ano, essa estratégia “é já uma realidade, estando aprovado e em vigor desde Dezembro do ano passado”, referindo ainda tratar-se de “um documento orientador que tem como objectivo melhor enquadrar e consolidar todos os progressos já alcançados na Região no que diz respeito à protecção, acompanhamento, capacitação e inserção das pessoas com deficiência, tendo sempre em vista o reforço do compromisso com a inclusão plena destas pessoas, assumido pelo Governo Regional”.

Segundo a secretária regional, “a Região tem ao longo dos últimos anos, registado largos progressos no que toca ao tema da inclusão plena da pessoa com deficiência, tais como o Decreto Legislativo Regional que define o regime jurídico de apoio técnico e financeiro à integração e manutenção no mercado de trabalho das pessoas com deficiência, passando pela criação de um novo instrumento de apoio ao emprego para pessoas com deficiência e incapacidade, denominado ‘100 Diferenças’, em vigor desde o final de 2022. Têm sido dados passos muito importantes nesta matéria”.

Dirigindo-se à plateia composta por utentes, familiares e colaboradores da casa e entidades presentes, a governante felicitou “toda a equipa do Centro de Inclusão Social da Madeira por estas comemorações, sempre tão criativas e cheias de detalhes, que no fundo demonstram a vossa dedicação e amor a esta grande causa da protecção, acompanhamento e inserção das pessoas com deficiência. Uma causa que o Governo Regional reconhece e muito valoriza, sendo inclusivamente um dos objectivos estratégicos do nosso Programa de Governo. Que continuem a trilhar este caminho de inovação e excelência que já vos caracteriza”.

O programa de comemorações incluiu um vasto leque de actividades, desde o Hastear da Bandeira Verde, galardão atribuído pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE) às instituições que desenvolvem práticas ambientais de qualidade, até uma exposição de pintura, intitulada 'O Rosto', resultante de um intercâmbio dos utentes do CISM, com um grupo de alunos da Escola Básica do Estreito de Câmara de Lobos e o tradicional cantar dos parabéns.