Madeira

Governo avança com obra da nova Unidade de Saúde do Porto Santo

Primeira fase da empreitada tem um custo de aproximadamente 4,2 milhões de euros

Foto DR
Foto DR

Já se iniciaram os trabalhos de desmatação, escavação e consequente construção da futura Unidade de Saúde Local do Porto Santo. Por agora, arranca a primeira fase da empreitada - que tem um prazo de execução de 540 dias - num investimento do Governo Regional que ascende aos 4,2 milhões de euros, sendo que no total ascenderá aos 9 milhões de euros.

Contactado pelo DIÁRIO, Pedro Fino sublinha que a ideia do executivo será lançar o concurso da segunda fase ainda este ano – vão ser só duas fases esta obra – de modo a garantir a continuidade dos trabalhos.

O prazo de conclusão mantém-se e o facto desta primeira fase só abranger a estrutura não impacta no prazo global da empreitada. Começar na véspera do Dia do Concelho parece-me que faz todo o sentido que seja considerada como a obra do século para o Porto Santo. Pedro Fino

O governante com a pasta dos Equipamentos e Infra-estruturas fez ainda questão de sublinhar a importância deste projecto, tendo em conta que esta unidade servirá como "extensão" do próprio Hospital Central e Universitário da Madeira.

"Neste momento estão a fazer a desmatação, seguindo-se a piquetagem e implantação da topografia. Depois, vão começar a escavar e fazer as fundações, no fundo o esqueleto da obra, a estrutura que dará suporte ao edifício", descreveu Pedro Fino.

Os trabalhos foram adjudicados às empresas Tecnovia/Farrobo após validação do Tribunal de Contas e vão desenvolver-se num terreno que fica localizado no eixo viário entre o centro da cidade do Porto Santo e o aeroporto. O terreno tem cerca de 20.200 metros quadrados.

Este edifício será composto por duas valências: a Unidade Local de Saúde, que ocupará grande parte do espaço, e a Unidade de Cuidados Continuados, que funcionará numa ala com autonomia própria, mas que poderá utilizar alguns dos serviços do restante edifício.