A Guerra Mundo

Milícias pró-russas confirmam controlo de parte de Severodonetsk

None

As milícias pró-russas de Lugansk anunciaram hoje que controlam um terço de Severodonetsk, depois de o governador regional ucraniano ter admitido que uma parte desta cidade do leste da Ucrânia estava sob controlo russo.

"Já se pode dizer que controlamos um terço da cidade", declarou o líder das milícias de Lugansk, Leonid Pasechnik, à agência russa TASS, segundo a espanhola EFE.

Anteriormente, o governador da região de Lugansk, Sergui Gaidai, tinha reconhecido que as forças russas e as milícias controlavam uma parte da cidade, mas disse que as tropas ucranianas ainda estavam a combatê-las.

"A situação é muito complicada. Uma parte de Severodonetsk está a ser controlada pelos russos", escreveu hoje Gaidai na rede social Telegram.

O líder das milícias pró-russas de Lugansk admitiu que a ofensiva não progride tão rapidamente como pretendia, uma circunstância que atribuiu ao objetivo de preservar ao máximo as infraestruturas da cidade.

"A nossa tarefa principal é libertar Severodonestk e [a cidade próxima de] Lisichansk. Nestes sectores, segundo os militares, estão concentrados uns 10.000 efetivos do exército ucraniano", disse ainda Leonid Pasechnik à TASS.

Pasechnik admitiu que a "libertação de cada localidade tem sido problemática" e que foi necessário "muito tempo para libertar Rusbizhne e Popasna".

"A guerra não é uma coisa fácil", disse.

Pasechnik evitou fazer uma estimativa de quanto tempo demorará a ocupar toda a região de Lugansk, que as milícias nacionalistas e o exército russo dizem controlar em 95%.

"O inimigo, que sente a sua derrota aproximar-se, está a comportar-se de forma bastante agressiva. Estão a disparar tanto contra as nossas cidades ao longo da frente, como contra as que foram recentemente libertadas", acrescentou.

Severodonetsk está a ser bombardeada há semanas pelas forças russas e pelos separatistas pró-Moscovo.

As autoridades ucranianas disseram, na segunda-feira, que os bombardeamentos russos tinham destruído praticamente todas as "infraestruturas críticas da cidade" e danificado 90% das casas.

Desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, as duas partes têm divulgado informações sobre os combates que, em geral, não podem ser verificadas de imediato de forma independente.

Severodonetsk e Lysychank estão localizadas a mais de 80 quilómetros a leste de Kramatorsk, que se tornou o centro administrativo ucraniano no Donbass desde que separatistas apoiados por Moscovo tomaram a parte oriental desta região em 2014.

Ao anunciar a invasão da Ucrânia, o Presidente russo, Vladimir Putin, disse que estava a responder a um pedido de ajuda dos líderes pró-Moscovo das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, no Donbass, não reconhecidas pelas autoridades ucranianas nem pela comunidade internacional.

Em 2014, a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia e apoiou, desde então, a luta dos separatistas de Donetsk e Lugansk.