Por favor. Não leia isto!

Estou-lhe a dizer. Hoje ainda é dia de festa e você vai ler isto que me vai na alma? Bem sei que é também o pensamento de milhares de madeirenses, mas ninguém tem pachorra para se chatear com isto. As pessoas normalmente só se manifestam para maldizer. Ora pois bem, eu não sou assim! Há que dizer ambos lados. Com seriedade.

Não sou médico ou cientista, não sei a marca das vacinas que tomei. Fiz aquilo que me era recomendado, dado que se trata de vacinas aprovadas pela agência europeia do medicamento. E é nisso que temos que acreditar. Não naqueles que passam a vida a ser do "contra tudo" só porque querem ser diferentes, magoando centenas de famílias.

Gostaria de falar um pouco sobre o equilíbrio das medidas sanitárias que temos na Madeira. Não se fecha tudo como noutros países, mas também não se abre sem monitorização (o tal controlo). Nada é de fácil decisão. E nisso temos que dar os parabéns ao Governo Regional.

Não tenho tempo para andar nas redes sociais, mas quando lá vou, mais à noite, acabo por reparar que há um conjunto de perfis (os mesmos de sempre) a dizer mal de tudo. Ora são os negacionistas, ora são os dos sindicatos, ora os que usam o covid para fazer política de oposição, e claro, os perfis falsos do costume. Não me enganam!

Ainda assim, confesso: não teria a capacidade de decidir, agora, o rumo da Madeira para os próximos meses. É impossível ter a certeza de cada decisão e de saber, perante o desconhecido, que aquela medida será melhor ou pior. Olhar para trás e dizer: "Devia ter feito A e B" é bem mais fácil, mas o futuro só a Deus pertence. A Madeira está, mais uma vez, à frente de grande parte do Mundo. Não só tenho muito orgulho em ser Madeirense, como tenho orgulho na nossa governação. Obrigado Albuquerque, continue com o excelente trabalho. Que o ruído de 100 não afecte a segurança de 255.000!

Jesus Camacho