Dicas

Apreciação crítica: Antlers

Abusos, traumas, vícios e adoção são alguns dos temas abordados no filme

None

Antlers é um filme de terror, do realizador Scott Cooper, que envolve um grande mistério. A sua estreia ocorreu a 29 de outubro de 2021 nos Estados Unidos e, posteriormente, em Portugal a 11 de novembro do mesmo ano.

Começo por enaltecer a qualidade da caracterização que conferiu realismo e misticismo à ação. Também quero mencionar a qualidade visual de todas as cenas, as quais achei fenomenais. Apesar de ser uma leiga nesta área cinematográfica, e de ser capaz de demonstrar o meu agrado quanto a certos assuntos, quero ainda mencionar um certo descontentamento quanto aos efeitos sonoros que, em certos momentos, ficaram muito aquém das expetativas.               

Relativamente ao argumento, a história ocorre numa pequena cidade do Oregon, local onde vive a professora Julia Meadows e o seu irmão Paul Meadows. Juntos, os irmãos vão aventurar-se involuntariamente num acontecimento místico, para salvar um aluno que abrigava uma criatura monstruosa dentro da sua própria casa. Ao longo do filme, vamos percebendo a dimensão do poder daquele ser, da sua capacidade de propagação e da sua vontade sedenta de sangue e morte.

Com o decorrer do enredo, temas como abusos, traumas, vícios e adoção vão sendo abordados, relacionando-os com o irrealismo do mundo sobrenatural.

 Em suma, toda a história leva-nos a fazer uma reflexão sobre os assuntos anteriormente mencionados, sendo possível sentir emoções distintas, ao longo das várias fases do filme. Apesar de não ser grande apreciadora deste tipo de filmes, recomendo-o especialmente devido ao seu final tão incerto, que pode originar uma sequela para esta história.

Margarida Macedo

EBS da Ponta do Sol