>
Desporto

Cancelado passeio de automóveis clássicos ‘Harvey Foster’

‘Harvey Foster Classic - New Road’ estava agendado para este domingo, 26 de Julho.

None

Clube de Automóveis Clássicos da Madeira não conseguiu cumprir com as Resoluções dos Governos (Nacional e Regional)

O Clube de Automóveis Clássicos da Madeira (CACM) cancelou o ‘Harvey Foster Classic - New Road’, inicialmente agendado para este domingo, 26 de Julho.

"Infelizmente, no próximo domingo não haverá o Passeio Harvey Foster. O CACM, não consegue cumprir com as Resoluções dos Governos (Nacional e Regional)", revelou o presidente do CACM, António Martins, referindo que "por ser um passeio e não uma prova, mesmo sendo ao ar livre, já não é possível levar o evento para a estrada".

"Esta Direcção tudo fez para tornar possível a realização do mesmo. Inclusivamente solicitou apoio à FPAK, através do Senhor Delegado na Madeira, que tudo fez para tornar possível o Passeio Harvey Foster. O nosso pedido à FPAK faz sentido, porque, as competições automóveis estão autorizadas. Mas neste particular, a FPAK foi apanhada de surpresa, como é compreensível. É que, esta está preparada para dar despachos a provas de competição e não a passeios, como é o caso. No entanto equacionou-se dar um despacho específico para o Passeio Harvey Foster e criar uma apólice de seguro, como forma de contornar estas resoluções e indo de encontro a outra resolução, que tem haver com a competição automóvel", explicou a organização.

"A Direcção, quando orçamentou este Passeio não teve em conta, que pudesse vir a necessitar de um despacho da FPAK nem de um seguro de responsabilidade civil para prova desportiva. Logo, não fez reflectir estes valores no preço do bilhete, o que consequentemente, se realizasse o evento, iria resultar num custo a suportar pelo CACM, que nesta altura de Pandemia não é justo suportar", ressalvou António Martins, garantindo que "de modo nenhum imputa responsabilidade às diferentes entidades, de modo muito particular à PSP".

"O que se desejava era bom-senso, até porque, foi esta Direcção, que organizou a primeira prova de desporto automóvel em Portugal, pós-Covid. Fomos elogiados da forma como tudo correu e muito se deveu ao comportamento dos participantes das 100Milhas, que respeitaram o Plano de Contingência aprovado no Regulamento da prova", frisou.

Do programa constava a concentração junto ao Grand Café Penha de Águia, seguida de uma visita à Exposição Harvey Foster no Museu de Fotografia da Madeira Atelier Vicentes.
A saída para Câmara de Lobos estava agendada para as 11h30 e o regresso ao Funchal para as 13 horas.

Fechar Menu