>
Casos do dia

Veleiro interceptado pela PJ no Funchal transportava 326 quilos de cocaína

Droga que foi distribuída por 15 sacos, estava escondida no convés e seria suficiente para perfazer 3 milhões de doses individuais

Ver Galeria

O veleiro de nome ‘Goldmund’, que foi apresado no Funchal na manhã desta quinta-feira, no âmbito de uma operação de combate ao tráfico internacional de estupefacientes que foi conduzida pela Polícia Judiciária, transportava cocaína com peso bruto de 326 quilos, referiu o coordenador da PJ, Ricardo Tecedeiro.

A droga estava acondicionada em 15 sacos que seguiam camuflados a bordo da embarcação. Trata-se de cocaína cujo grau de pureza carece ainda de avaliação pelo Laboratório de Polícia Científica mas que seria suficiente para perfazer cerca de 3 milhões de doses individuais.

De acordo com as informações obtidas pela PJ no âmbito desta investigação, tudo indica que a cocaína tinha como destino o continente europeu, tendo a embarcação feito uma escala técnica (não prevista) na Madeira para abastecimento.

Conforme o DIÁRIO avançou, a bordo da embarcação viajam dois tripulantes, de nacionalidade italiana, que foram algemados, inquiridos pela PJ e posteriormente ouvidos em primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção.

A embarcação é um veleiro de dois mastros, de nome ‘Goldumd’ e tem bandeira das Ilhas Cook. Era proveniente do continente sul americano e já estava sob o ‘periscópio’ das autoridades madeirenses.

As buscas foram efectuadas por inspectores da PJ da brigada de combate ao narcotráfico, munidos com fatos de protecção devido à pandemia da Covid-19, no cumprimento do protocolo de segurança sanitária.

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Madeira, em cooperação com a UNCTE (Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes), desenvolveu, nos últimos dias, uma investigação de cariz internacional, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, confirmou a PJ em nota de imprensa.

Na sequência desta investigação, foi sinalizado um veleiro, suspeito de transportar produto estupefaciente, entre a América do Sul e a Europa.

A embarcação em causa, com bandeira de país estrangeiro, entrou na marina da cidade do Funchal na madrugada de hoje, sendo alvo de busca, em cumprimento de mandado judicial.

Na execução da busca, a PJ contou com o apoio da Polícia Marítima.

“Foi apreendida uma quantidade significativa de cocaína e detidos dois homens de 58 e 53 anos de idade, de nacionalidade estrangeira, pela prática de um crime de tráfico de estupefacientes”, refere a PJ confirmando a notícia avançada pelo DIÁRIO.

Os detidos irão ser presente às Autoridades Judiciárias competentes, para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coacção tidas por adequadas.

A investigação contou com o apoio do Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa e das autoridades italianas.

Mais Casos

A carregar...

Fechar Menu