>
Madeira

Escola Jaime Moniz representa país em encontro europeu

Através da plataforma Zoom quatro alunos madeirenses falaram ontem da crise e do futuro

Clara Vasconcelos falou da situação do país. Foto DR
Clara Vasconcelos falou da situação do país. Foto DR

Quatro alunos da Escola Secundária Jaime Moniz integraram, no âmbito do projecto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, a iniciativa ‘How to overcome the Covid-19 crisis’, que juntou na plataforma Zoom estes embaixadores-júnior e outros de diferentes escolas europeias, nomeadamente da França, Holanda e Alemanha, aos eurodeputados Lídia Pereira (EPP), Javi Lopez (S&D), Pierre Karleskind (Renovadores) e Bas Eickhout (Verdes). O objectivo foi debater a Europa e as medidas para ultrapassar a crise, relata a instituição de ensino madeirense, na nota enviada à redacção.

Segundo a informação, foram convidadas cinco escolas portuguesas tendo a Escola Jaime Moniz sido encarregue de representar Portugal, apresentando a situação actual do país através de Clara Vasconcelos, aluna de 11º ano e do quadro de honra da instituição. A ela juntaram-se na iniciativa Carolina Neves, Eduardo Silva e José Pedro Fragueiro, todos alunos de 12.º ano. As professoras Ana Maria Kauppila e Cecília Ferreira, embaixadoras-sénior e responsáveis pelo projecto na escola, também estiveram presentes.

A conversa abordou a crise sanitária, a solidariedade europeia, a economia, o futuro da Europa e os desafios imediatos e futuros que enfrentam os Estados-membros. Foi ainda colocada uma questão por parte de José Pedro Fragueiro sobre o futuro do Programa Erasmus+, relata a instituição de ensino, acrescentando que a sessão terminou com uma mensagem encorajadora relativamente ao futuro dos jovens, dirigida aos jovens-embaixadores, pelo presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, tendo este pedido “que se distanciassem do eurocepticismo e que participassem cada vez mais na ‘edificação do projecto da casa comum’”.

Fechar Menu