>
Madeira

GIG reúne “todas as condições” para retomar ensino das artes com segurança, garante Albuquerque

A Escola das Artes sofreu uma redução de 400 para 120 alunos devido à covid-19

“A escola tem todas as condições -- de distanciamento, segurança e desinfecção -- para o desenvolvimento do ensino com segurança”, afirmou Miguel Albuquerque durante a visita à escola de artes GIG, no Funchal.

O estabelecimento retomou a sua actividade depois da suspensão do ensino presencial motivado pela pandemia de covid-19.

A escola que já contou com 400 alunos, das mais variadas idades, vê-se neste momento reduzida a 120 jovens estudantes das artes, alguns dos quais em regime ‘on-line’, revelou o director em declarações aos jornalistas.

“Esta é uma escola muito importante em termos de artes e ensino artístico na Região Autónoma da Madeira e, sendo uma escola privada, tem feito um trabalho muito importante na formação musical da nossa juventude”, enalteceu o presidente do Governo Regional.

Albuquerque sublinhou ainda que a visita desta terça-feira, dia 16 de Junho, teve como objectivo “ajudar a promover o retorno das actividades” da escola.

A GIG iniciou a sua actividade em 2014, num espaço com apenas quatro salas, junto ao Liceu Jaime Moniz, nas antigas instalações do Círculo dos Leitores. Mas, tendo em conta a procura, passados dois anos, sentiu necessidade de se mudar para um lugar com mais área.

Em 2018, alugou um espaço com 1.200 metros quadrados, com 21 salas, na Rua Bela de São Tiago, n.º 20, nas antigas instalações da Escola Profissional Atlântico, igualmente nas imediações do Liceu.

Também em 2018, como foi detectada uma lacuna na área de gravação e produção áudio/vídeo, foi decidido avançar com um projecto de dois estúdios, únicos na Madeira, onde é possível, para além de ensaios de bandas com insonorização e acústica apropriadas, a gravação de música, spots publicitários, vídeo, multimédia, radio entre outros.

Actualmente, contam com 23 professores, músicos profissionais que orientam os seus alunos nas mais diversas áreas musicais: piano, guitarra, canto, viola, violino, guitarra portuguesa, acordeão, trompete, bateria, DJ, dança, teatro, gravação, produção musical, ensaios de bandas (profissionais e amadoras) e workshops com músicos de renome.

Fechar Menu