>
Madeira

Santa Cruz relança obras e ajuda famílias e alunos

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz deu hoje a conhecer aos vereadores, na reunião de Câmara, um conjunto de obras públicas que serão lançadas até ao verão. Uma forma de ajudar no impulso necessário à economia depois das medidas de confinamento no âmbito da COVID-19.

Filipe Sousa sublinhou que em causa está um investimento total de 3,6 milhões de euros, distribuídos por várias empreitadas que irão para o terreno assim que o processo na plataforma fique concluído.

O autarca destacou que algumas outras obras entretanto interrompidas já foram retomadas, como é o caso da Casa da Cultura, emissário dos Reis Magos e da Estrada Ponta da Oliveira, que retoma os trabalhos na próxima segunda-feira.

Das obras que agora serão lançadas destacam-se a repavimentação do centro de Santa Cruz, Caminho dos Moinhos, reabilitação dos reservatórios de água, pavimentações da Estrada das Eiras, obras no Largo da Achada, entre outras.

Paralelamente foram anunciadas medidas de cariz social, como são a distribuição de cabazes com alimentos para famílias carenciadas, nomeadamente aquelas que têm crianças prejudicadas pelo encerramento das cantinas das escolas. A este propósito, Filipe Sousa lamentou o facto de o Governo Regional nunca ter respondido à proposta da autarquia no sentido de responder às necessidades alimentares de 249 alunos, abrindo algumas cantinas e garantindo a câmara a entrega ao domicílio das refeições. O autarca diz que a câmara não baixou os braços, razão pela qual vai adquirir bens de primeira necessidade, estabelecer um cabaz padrão e entregá-lo às famílias em dificuldade. “A ideia será manter um cabaz mensal, num investimento total de 177 mil euros”, vincou.

Outra das medidas sociais a avançar é a aquisição de material informático, nomeadamente tablets, para crianças de famílias carenciadas. Um apoio que será dado ao nível do primeiro ciclo, ciclo onde a Câmara tem competências e responsabilidades, e que representará um investimento na ordem dos 47 mil euros.

Na reunião de hoje, todas as propostas em agenda foram aprovadas por unanimidade.

Fechar Menu