Madeira

Jovem cineasta arrecada prémio internacional

O projecto fílmico 'Karma' desenvolvido por alunos da Escola Secundária da Ribeira Brava tem ganho vários prémios.

Projecto fílmico elaborado por alunos da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.
Projecto fílmico elaborado por alunos da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

O principal objectivo destes festivais é reconhecer trabalhos fílmicos de todo o mundo que transmitam uma mensagem forte e inspiradora bem como descobrir novos talentos na área do cinema.

A curta-metragem ‘KARMA’ voltou a ser distinguida, desta vez nos Estados Unidos da América. O filme venceu a edição de Setembro do Festival de Cinema “VMA - Vegas Movie Awards” na categoria de “Best Student Film” (“Melhor Filme Estudantil”), prémio de mérito. O projecto fílmico, elaborado por alunos da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, fica desta forma apurado para a edição anual do VMA que decorrerá em Junho do próximo ano.

Carlos Madeira, aluno de 11º ano do Curso de Técnico de Multimédia, e realizador da curta-metragem, mostra-se feliz com esta distinção. O jovem cineasta sente-se motivado a “criar a sua própria equipa de produção cinematográfica” e pretende continuar a representar aquela instituição em festivais internacionais.

 "Sinto-me motivado a criar a minha própria equipa de produção cinematográfica”

Lembrar que este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Clube Cinearte, coordenado pela professora Angelizabel Freitas, tendo alcançado notoriedade nacional através do “Global Teacher Prize Portugal”. Aliás, ainda recentemente, conquistou um prémio de participação no Festival Internacional de Publicidade de Serviço Público de Seul, Coreia do Sul (IPAF Seoul 2020 – International Public Advertisement Festival of Seoul).

‘KARMA’ faz também parte da selecção oficial do Festival “LAFA - Los Angeles Film Awards”, cujos vencedores serão divulgados no próximo dia 2 de Novembro. Este evento conta com celebridades na sua equipa de jurados como Lisa Rouman, actriz no filme ‘Avatar’, e Les Brandts, actor da série televisiva ‘CSI Miami’.

Angelizabel Freitas, apesar de já não estar a lecionar na escola da Ribeira Brava, não deixa de destacar o potencial dos jovens participantes no projecto, mostrando-se satisfeita pelo facto de o reconhecimento chegar de vários países internacionais, com especial destaque para a aposta de alguns festivais de cinema nacionais.

Exemplo disso o facto da curta-metragem ‘Karma’ integrar a lista da Selecção Oficial da 6ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, cuja exibição dos filmes em competição e votação do Prémio do Público decorrerá de 2 a 5 de novembro, na Casa da Juventude, em Vila Nova de Famalicão, e a Sessão de Encerramento e Entrega de Prémios realizar-se-á no dia 7 de novembro, pelas 21h30, no Centro de Estudos Camilianos (Seide).

ymotion

YMOTION: Festival de Cinema Jovem de Famalicão O YMOTION: Festival de Cinema Jovem de Famalicão, este ano com uma responsabilidade de serviço público acrescida: ajudar um dos setores mais...

“Biodiversidade, Ilha da Madeira” faz parte ainda da selecção oficial do Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN), que decorrerá entre 16 a 22 de Novembro, em Vila Real. O festival reúne um conjunto significativo de eventos ligados à biodiversidade, que conjugam a fotografia, desenho de natureza, desenho científico e cinematografia, com um tema em comum.

Lembrar que o vídeo produzido pelos jovens cineastas venceu na região o Concurso “Grande Ideia” do Suplemento “Ponto e Vírgula”, promovido pelo Diário de Notícias em parceria com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, na categoria de vídeo.

Home

Prolongamos a data de inscrição do Concurso Juvenil de Imagem de Natureza Concurso Juvenil de Imagem de Natureza

Fechar Menu