Madeira

Faz hoje 10 anos que o milagre chileno emocionou o mundo

O DIÁRIO relatava a concretização de um desfecho improvável: 33 mineiros voltaram a ver a luz ao fim de 69 dias

None

“Milagre!” Foi assim classificada a operação de resgate dos 33 mineiros, que durante 69 dias, estiveram no fundo de uma mina no Chile, cuja notícia deu à volta ao mundo num misto de emoção e alívio.

No Canal Memória do DIÁRIO desta quarta-feira, recordamos as histórias de vidas que se conheceram durante a operação de resgate. Um a um e a um ritmo cada vez maior, os mineiros foram saindo das profundezas da terra. À chegada, tudo quase perfeito.

As mulheres e companheiras dos 33 mineiros prepararam-se de forma especial para os receber: foram ao cabeleireiro, compraram roupa interior nova e optaram por mudanças de visual para os receberem.

Mas as histórias curiosas não se ficavam por aqui. À medida que chegavam à superfície, ia-se conhecendo ou relembrando alguns factos com interesse humano.

Carlos Barrios, 27 anos, foi o 13.º mineiro resgatado. Tem um filho de cinco anos e a sua companheira soube que estava grávida de um mês uma semana depois do desmoronamento.

Victor Zamora foi o 14.º a sair. É mecânico e recebeu o cognome “O Poeta” porque escreve poemas para a mulher, tem um filho e espera o segundo.

Daniel Herrera, 27 anos, solteiro, sem filhos, foi o 16.º mineiro resgatado. Herrera, condutor de camiões, é um adepto fervoroso do Audax Italiano, clube profissional de futebol de Santiago do Chile e recebeu, ainda dentro da mina, uma camisola assinada por todos os jogadores da equipa.

Esteban Rojas, 44 anos, foi o 18.º a deixar as profundezas. Tem três filhos, era o responsável pelo manuseamento de explosivos na mina e, numa carta endereçada à sua companheira, Esteban Rojas prometeu casar-se pela Igreja “de uma vez por todas”.

Pablo Rojas Villacorta, 45 anos, saiu logo a seguir. É casado e tem umfilho de 21 anos que está no segundo ano do curso de medicina, trabalhava há cerca de seis meses na mina quando ocorreu o desmoronamento.

Darío Segovia, 48 anos, foi o 20.ºa sair e sonha em ter uma loja de frutas. Yonni Barrios, de 50 anos, foi o 21.º mineiro resgatado. É electricista e enfermeiro, foi quem deu injecções aos companheiros, bem como ficou responsável por fazer os registos dos sinais vitais de cada mineiro. Também foi o responsável por dar a cada homem o equipamento para o resgate. Mas não foi recebido pela mulher, que deixou acampamento perto de mina após descobrir amante do marido.

Carlos Bugueño, de 27 anos, foi resgatado ao início da noite (da Madeira). Antes de entrar na mina, Bugueño era segurança, mas a vontade de comprar uma casa e um carro levou-o a abraçar uma profissão cuja actividade se desenrola debaixo de terra.

Cláudio Acuña, de 44 anos, foi o 26.º a sair. Tem duas filhas e pediu a namorada em casamento enquanto estava retido na mina.

Florencio Ávalos, de 31 anos, foi o primeiro a ser retirado, não sem que, antes, Manuel González Pavez tenha descido para dar instruções aos mineiros que iam sair.

À chegada os mineiros vinham muito limpos, de óculos de sol (porque os olhos já não estavam habituados a tanta luz) e alguns, mesmo antes de chegarem à superfície já começavam a lançar gritos de alegria. À chegada de cada um deles, renovava-se a festa.

Muitos cumprimentos e até beijos ao presidente chileno foram dados.

Fechar Menu