5 Sentidos

Emanuel de Sousa expõe na Galeria Espaçomar

None

O artista Emanuel de Sousa inaugura amanhã, 13 de Outubro, uma exposição na Galeria Espaçomar, da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

‘RetroFuture’ mostra o trabalho do artista na construção da memória de objectos do passado, jogando no futuro a criação onde tudo se inventa.

É, no funco, uma metáfora do tempo, onde o passado e o presente partilham o mesmo destino: o futuro.  

 Nas palavras do artista, ‘RetroFuture’ é “uma narrativa onde duas figuras viajam entre realidades e dimensões, explorando situações, adquirindo conhecimento e experiências... dentro desta narrativa, certos elementos relevantes a memória e nostalgia são frequentemente mencionados, trazendo não só um carácter mais introspectivo e tocando na relação memória/tempo como forma de reconhecimento e assimilação de informação recolhida, mas também ambicionando trazer emoções à flor da pele”. 

A exposição é o resultado de uma parceria entre a Galeria espaçomar e o MUDAS (Museu de Arte Contemporânea).

Sobre o autor: 

Emanuel De Sousa vive e trabalha em Edimburgo, tendo frequentado o Curso de Belas Artes no Instituto Superior de Arte e Design da Universidade da Madeira, de 1995 a 1998.  

​Transferiu os seus estudos académicos no último ano para a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, (FBAUP), obtendo a Licenciatura em Belas Artes - Pintura pela FBAUP. 

Já expôs extensivamente em toda a Europa e, mais recentemente, nos Estados Unidos, com novas grandes exposições individuais e colectivas em andamento para 2020.

Fechar Menu