>
Boa Vida Patrocinado

Dupliconta lança o desafio: sonhar em grande em 2020!

Ainda não pagamos impostos por sorrir e pensar!

No primeiro dia deste novo ano, a Dupliconta deseja a todos um excelente 2020 repleto de grandes conquistas, saúde, paz, amor, carinho, trabalho e sorrisos! Não deixem de sonhar. Aliás. Nunca deixem de sonhar em grande!

Quanto ao tema de hoje, vamos recuperar algumas passagens do nosso artigo que obteve, em 2019, mais visitas, comentários e visualizações. Chama-se “Os efeitos do riso nos ambientes de trabalho” e foi publicado a 21 de Setembro do ano passado. Isto porque é importante lembrar que sorrir faz muito bem à nossa saúde e aos ambientes onde estamos inseridos.

A alegria no trabalho é uma emoção que gera outras emoções positivas e galvanizam o ser humano para a produtividade e rentabilidade que se tornam muito superiores comparativamente àqueles que pouco sorriem ou não gostam de sorrir.

Admitimos que em algumas empresas ainda há a crença de que rir enquanto se trabalha é falta de respeito ou demonstra que o profissional não está a trabalhar. Puro engano!

O riso cria um ambiente agradável, relaxa e favorece a rapidez de raciocínio e a capacidade de encontrar soluções para determinado problema.

O riso proporciona vantagens para a saúde física, pois reduz a dor ao libertar endorfinas, melhora a função imunológica, diminui as hormonas do stress e reduz a pressão arterial ao aumentar o fluxo sanguíneo.

O riso também traz benefícios sociais, uma vez que fortalece as relações entre as pessoas, melhora o trabalho em equipa, ajuda a resolver os conflitos, promove a união do grupo. Aliás, dizem os especialistas que «em qualquer local de trabalho, o barulho dos risos é um indicador da temperatura emocional do grupo, proporcionando um sinal seguro de que as pessoas estão envolvidas com o coração e não só com a cabeça. Além disso, rir no trabalho tem pouco a ver com pessoas que contam anedotas: num estudo sobre 1200 episódios de riso em situação de interacção social, o riso surgiu quase sempre como reacção a observações vulgares do tipo “prazer em vê-lo” e não como reacção a gracejos. Uma boa gargalhada transmite uma mensagem amistosa que dá segurança: estamos na mesma onda, entendemo-nos bem. Indica confiança, bem-estar mútuo, sentimentos comuns sobre o mundo; tal como o ritmo de uma conversa, rir é um sinal de que, de momento, está tudo bem.»

O sorriso sincero cria empatia. “O sorriso une as pessoas”, diz o médico Eduardo Lambert, autor do livro “A Terapia do Riso”, da Editora Pensamento.

Quem trabalha numa empresa de cultura mais sisuda e já teve a oportunidade de conhecer um ambiente de trabalho mais descontraído, onde há bom humor e as risadas são permitidas, nota logo a diferença. Alguns estudos recentes comprovam que sorrir ajuda a fazer conexões, dá dinheiro e, além de tudo, faz bem à saúde.

Razões para rir no trabalho:

- 84% dos homens afirmam rir muito. Já entre as mulheres, apenas 68% dizem o mesmo. Elas acreditam que é arriscado demonstrar muita alegria no trabalho, cai mal. Enganam-se: os homens entrevistados afirmam que não as considerariam menos sérias ou menos competentes se elas rissem com mais frequência.

- O Boss ri, todos riem. O escritor americano Robert R. Provine, autor do livro “Laughter: A Scientific Investigation” descobriu o que todo funcionário já sabe: quando o líder diz uma piada, os seus funcionários riem muito mais do que quando um colega conta a mesma anedota.

- Sorrir faz bem ao coração e a prova disto está num estudo de Michael Miller, cardiologista da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, que chegou a uma conclusão: quem dá mais gargalhadas evita problemas cardíacos.

- Quem ri por último ganha mais! O pesquisador Fábio Sala, da Universidade de Boston (EUA), conduziu um estudo com executivos avaliados como excelentes e medianos. Os profissionais acima da média foram, durante a entrevista, duas vezes mais bem-humorados que os executivos de desempenho mediano. Ao analisar os salários dos entrevistados, Fábio percebeu que os que riram mais ganham mais.

Portanto, riam, mas riam com entusiasmo, não sejam palhaços de si próprios e não esqueçam que mais vale cair em graça do que ser engraçado. Ainda não pagamos impostos por sorrir e pensar! Sorrir faz bem quer estejamos numa empresa, num grupo de amigos, em casa, ou em qualquer outro local!

Sonhar em grande! Este é o nosso lema para 2020!

Luís Freitas - Sociedade de Contabilidade e Gestão, Lda (Grupo Dupliconta)

Sede: Largo da Nossa Senhora da Conceição n.º 8,

9200 – 095 Machico

Tel.: 291 966 311

E-mail: [email protected]

Dupliconta

Sede: Caminho do Pilar, Conjunto Habitacional Pilar I, Bloco A, Lote 1, Fracção F

9000 – 136 Funchal

Tel.: 291 700 060 a 66 Fax: 291 784 617

E-mail: [email protected]

Fechar Menu