>
Madeira Patrocinado

Mitos ou verdades?

A Seta Verde Higiene, Lda. alerta a existência de mitos instalados no nosso dia-a-dia relacionados com a limpeza doméstica que por vezes não questionamos a sua veracidade, mas são mesmo uma mentira!

None Ver Galeria

Limpar a casa é uma tarefa fundamental no nosso quotidiano. Uma casa limpa e organizada contribui para o nosso bem-estar físico e psíquico! Por esta razão deve ser realizada com regularidade, para evitar o caos e a acumulação de bactérias que podem ser prejudiciais à saúde. Mas há alguns mitos de limpeza doméstica que a têm feito perder tempo e dinheiro. Tome nota.

Vejamos:

- A lixívia limpa tudo?

A lixivia, na realidade é um poderoso oxidante capaz de eliminar micro-organismos, incluindo bolores, com eficácia, sendo, portanto, um bom desinfetante. É também muito útil para retirar nódoas da roupa branca. No entanto, estes produtos têm um pH muito elevado, sendo que o contacto com os mesmos pode causar queimaduras na pele. Os vapores que libertam também são um risco para a saúde, podendo despoletar alergias e outros problemas respiratórios. Não devemos esquecer, que devido ao seu elevado poder oxidante, a lixívia pode danificar alguns tipos de superfícies, bem como a nossa roupa e tapetes de cor. Além disso, o seu poder de limpeza é fraco, sendo necessário utilizar um detergente antes de utilizar a lixívia. A Seta Verde Higiene, Lda. dispõe de uma gama de detergentes com desinfetante capazes de limpar e desinfetar numa só operação sem os inconvenientes da lixívia.

- Quanto maior a quantidade de detergente melhor?

Menos é mais! Colocar mais detergente do que o indicado, só vai fazer com que este se acumule onde não deve, tornando as superfícies baças e sem brilho. A utilização de mais detergente da roupa na máquina de lavar vai fazer com que este se acumule tanto na máquina como, na roupa, sendo a principal causa de avarias. Siga as instruções! Lembramos também a limpeza regular da máquina de lavar, pois fica sempre alguma sujidade.

- Produtos multiusos podem ser usados para qualquer tipo de situação?

De facto, os produtos multiusos podem ser utilizados numa grande variedade de superfícies, sendo de grande utilidade durante a limpeza da casa e ainda representam uma economia para o seu bolso. Porém, é preciso ter em atenção quais as superfícies que pretende aplicá-los.

Isso porque eles devem ser utilizados apenas em áreas que são laváveis ou plásticas, como espelhos, mármores, louças sanitárias, vidros, azulejos, pisos, paredes, etc. Já em superfícies de metal ou madeira, o ideal é evitar o uso desses produtos, pois podem provocar manchas.

- O papel de jornal para limpar os vidros?

Será razoável pensar uma folha de papel que suja os nossos dedos de tinta só de folhear, conseguiria melhores resultados do que uma imaculada folha de papel de cozinha ou um pano de microfibras? O papel de jornal não deixa marcas, é absorvente e fácil de usar, mas não retira a sujidade de vidros e espelhos, podendo até piorar o nível de sujidade, danificar e riscar as peças. O mais recomendável é lavar com detergente neutro e secar bem com pano macio e que não deixe fibras, como por exemplo em microfibra. Na escolha de um limpa-vidros, prefira um produto neutro e sem amoníaco. Esta substância, apesar de melhorar o poder de limpeza do produto, é nocivo para a nossa saúde e pode danificar superfícies mais sensíveis como os ecrãs de televisão ou computador.

-Misturar vários produtos terá uma limpeza eficaz?

Tomar como verdadeiro este mito de limpeza doméstica pode ser fatal! Misturar mais do que um produto, não é eficaz e pode ser extremamente perigoso. Um produto ácido, como o vinagre, nunca pode ser misturado com produtos alcalinos, como a lixívia, tão pouco a pode misturar um produto amoniacal, por exemplo. Estas misturas podem libertar vapores tóxico, podendo causar danos irreversíveis ao nosso sistema respiratório.

-Utilizar sempre o limpa móveis?

Os produtos limpa móveis contém ceras que, se usados em excesso, acumulam-se na mobília e a longo prazo pode tornar-se num problema. Também aqui, seguir as instruções do fabricante é importante. Prefira limpar a mobília com um pano microfibras seco ou húmido, bem torcido. Use o limpa móveis em spray ou cera, apenas de vez em quando. Os panos do pó normais têm muitas fibras mas um pano microfibras tem muito mais fibras, o que permite remover até as partículas mais pequenas, mesmo as microscópicas, enquanto os restantes panos apenas dispersam o pó.

A Seta Verde Higiene, Lda. dispõe de uma gama de produtos adequados para a limpeza doméstica totalmente eficaz!

Contacte-nos para conhecer os nossos produtos e serviços e como poderão contribuir para melhorar o seu bem-estar e da sua família e conseguir poupanças assinaláveis.

Telefone: 291 930 500

E-mail: [email protected]

Consulte https://www.exterminio.pt/pdfs/setaverde.pdf para conhecer os nossos produtos e serviços.

Biosoluções® – amigo do ambiente!

Fechar Menu