>
Madeira

Bairro da Nazaré reza terço durante 14 dias a partir da janela

Iniciativa é da Associação Olho.Te e começa hoje pelas 20 horas

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A Associação Olho.Te, a pensar sobretudo nas pessoas que estão em casa sós e que estão amedrontadas com a actual situação e que não podem encontrar o conforto nas missas, vai promover a reza do terço no centro do Bairro da Nazaré pelas 20 horas, durante 14 dias. O objectivo é que ninguém saia das suas casas e que a partir da janela e com a ajuda do padre Miguel Lira rezem em conjunto. Nos próximos dias outras actividades deverão surgir, revelou Hugo Andrade, presidente da colectividade.

O objectivo, revelou, é passar uma mensagem positiva, dar-lhes confiança num momento em que têm de ficar em casa, como recomendado. “Saber que vai acontecer alguma coisa e que podem participar a partir das suas janelas”. Outra forma de aderir pode ser simplesmente rezando o terço em família, nas suas casas àquela hora.

Quanto aos que possam não ser católicos ou simplesmente não se identifiquem com a iniciativa, que de certa forma lhes vai chegar, Hugo Andrade diz “ninguém é obrigado a participar, pode fechar a sua janela, ligar a televisão e continuar a ouvir as notícias sobre o vírus”.

O pároco local foi contactado e acedeu a ir ver o espaço pelas 16 horas, para ver se há condições para a reza do terço. Mas o presidente da Olho.Te adianta que se vai realizar de qualquer forma, e que se não for o padre, um dos moradores assumirá a liderança da reza do terço esta noite.

Hugo Andrade explicou que são 14 dias porque são simbolicamente os 14 dias de quarentena a que obriga o novo coronavírus.

O responsável da associação revela ainda que está disponível para ouvir outras crenças e que poderá tratar também de arranjar espaço para elas numa iniciativa semelhante, desde que não obrigue ao agrupamento de pessoas.

A reza diária do terço é a primeira de um conjunto de iniciativas que Hugo Andrade está a trabalhar. O objectivo é promover outras para manter a união do bairro, ainda que com cada pessoa na sua casa. Poderá passar pela colaboração com outras associações, nomeadamente da área da música.

O presidente da Associação incentiva outros bairros a promover actividades semelhantes no sentido de tranquilizar a população.

Fechar Menu