DNOTICIAS.PT
None
Explicador Madeira

Celebrou-se o Dia do Biquíni. Saiba como surgiu esta peça de roupa

No dia de ontem, 5 de Julho, celebrou-se o Dia do Biquíni, uma data que homenageia esta peça de roupa icónica que revolucionou o vestuário feminino e a forma como as mulheres encaram o corpo e a liberdade. Desde que ganhou popularidade, o biquíni tem sido símbolo de moda, atravessando décadas com diferentes estilos.

Hoje em dia, o biquíni é uma peça indispensável no guarda-roupa de Verão.

Saiba quando e onde surgiu o biquíni e toda a história por detrás desta peça.

O biquíni foi lançado a 5 de Julho de 1946, em Franca. O primeiro modelo foi desenhado pelo estilista francês Louis Réard, que antes de entrar no mundo da moda era engenheiro mecânico de profissão. O engenheiro antecipou-se ao designer de moda Jacques Haim, um francês que também estava a trabalhar num desenho semelhante.

Segundo vários jornais e revistas, o nome desta peça de roupa foi inspirado num conjunto de ilhas no Oceano Pacífico onde os Estados Unidos realizaram testes nucleares. E na altura o engenheiro já acreditava que o lançamento do biquíni ia causar nada mais nada menos do que uma “explosão” no mundo da moda.

O biquíni causou grande polémica na época e até foi proibido em várias praias e países. No entanto, com o passar dos anos tornou-se popular e um símbolo de liberdade.

Micheline Bernardini, uma dançarina e modelo francesa, foi a primeira mulher a pousar de biquíni.

O seu desfile marcou o lançamento oficial desta peça. Mas isto foi considerado escandaloso mesmo por muitas mulheres.

As duas peças só começaram a ganhar popularidade quando actrizes como Brigitte Bardot, Julie Newmar, Marilyn Monroe ou Jayne Mansfield começaram a posar de biquini. Também quando Ursula Andress saiu da água envergando um biquíni branco no filme da saga 007, Dr. No, a fama do biquíni explodiu.

Hoje, é moda e parece que veio para ficar, apesar de o fato-de-banho também ter o seu lugar.