Câmara da Ponta do Sol reforça apoio à recuperação do património religioso
A presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro, destacou esta quinta-feira, 31 de Julho, no rescaldo da reunião semanal da vereação, a aprovação de um novo apoio financeiro à Igreja Matriz da Ponta do Sol, sublinhando o compromisso contínuo do Município com a preservação do património histórico e religioso do concelho.
“A Igreja Matriz é um edifício centenário que necessita de intervenções regulares, quer ao nível estrutural, quer na conservação do valioso espólio artístico que alberga”, afirmou a autarca. Nesta fase, a Câmara atribuiu um apoio de 12 mil euros para novas obras de restauro, enquadrando-se numa estratégia faseada de recuperação de vários altares, numa lógica de preservação gradual do edifício e do seu património.
“Temos vindo a apoiar, de forma contínua, todas as paróquias do concelho neste esforço de salvaguarda. O património religioso é dos mais valiosos que temos e não podemos permitir que se perca.”
A par deste apoio, a presidente assinalou o dinamismo que se tem vindo a verificar no sector da construção no concelho, com a aprovação de nove novos projectos de obras particulares na reunião desta quinta-feira: “Continuamos numa maré de muita procura e novas construções. Felizmente, a grande maioria destina-se a moradias familiares de população local, o que demonstra que há cada vez mais pessoas a investir no concelho, incluindo muitos regressos de emigrantes, nomeadamente do Reino Unido.”
Também mereceu destaque o apoio concedido ao Club Sport Madeira para a realização da prova do Rali Vinho da Madeira, que volta a passar pelo concelho, este ano com um novo traçado. A autarquia atribuiu um apoio financeiro de 8.500 euros e colabora ativamente na logística e segurança da prova. “É uma iniciativa muito acarinhada e vivida pela população, com impacto positivo no comércio local, sobretudo na zona dos Canhas, e este ano também na Madalena do Mar, local onde começam as etapas”, concluiu.