As ferramentas digitais vieram simplificar e acelerar muitos processos do nosso quotidiano, encurtando distâncias e facilitando a comunicação. Um desses avanços é a possibilidade de contratar serviços essenciais, tais como de água e de electricidade, com apenas alguns cliques.
Na rubrica 'Explicador' de hoje revelamos que pode fazer a contratação dos serviços de água e electricidade através das plataformas digitais.
Hoje, já é possível evitar filas e demoras nos balcões físicos das entidades prestadoras de serviços, utilizando apenas o seu smartphone, computador ou tablet. Como? Basta aceder aos sites oficiais da Águas e Resíduos da Madeira (ARM), da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) ou, conforme o caso, da sua câmara municipal.
Como contratar o serviço de electricidade?
O pedido deve ser feito através do e-mail [email protected], a partir do seu endereço electrónico pessoal, e deve incluir a seguinte documentação:
- Escritura do imóvel, caderneta predial ou contrato de arrendamento atualizado;
- Certidão permanente actualizada;
- Cartão de cidadão;
- Contacto telefónico;
- Comprovativo de IBAN e código SWIFT/BIC, com o nome do titular da conta bancária (para adesão ao débito directo e à factura electrónica);
- Leitura do contador (caso já exista).
E no caso da água?
Se reside num dos cinco municípios abrangidos pelo sistema da Águas e Resíduos da Madeira (ARM), nomeadamente Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana, deve enviar um e-mail para [email protected], com a mesma documentação indicada acima:
- Escritura do imóvel, caderneta predial ou contrato de arrendamento actualizado;
- Certidão permanente actualizada;
- Cartão de cidadão;
- Contacto telefónico;
- Comprovativo de IBAN e SWIFT/BIC, com o nome do titular da conta bancária (para adesão ao débito directo e à factura electrónica);
- Leitura do contador (caso já exista).
Municípios com gestão própria do serviço de água
Nos concelhos onde os serviços de abastecimento de água são geridos directamente pelas autarquias, o contacto deve ser feito com a respectiva câmara municipal:
Assim, com recurso às plataformas digitais e aos meios electrónicos, pode tratar da ligação aos serviços básicos de forma simples, rápida e sem sair de casa.