DNOTICIAS.PT
Madeira

Jardim e Nelson Mandela reencontraram-se há 26 anos

‘Canal Memória’ ruma a 1999

None

Alberto João Jardim reencontrou-se com o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, há precisamente 26 anos. A primeira conversa entre ambos tinha ocorrido a 27 de Maio de 1991.

O encontro agendado para 30 de Junho de 1999 serviu então “para lhe agradecer, em nome da comunidade portuguesa, a forma como foi feita a transição na África do Sul e reafirmar-lhe o interesse dos portugueses aqui residentes em contribuir para a consolidação da democracia e para o crescimento económico deste País”, garantiu Jardim ao DIÁRIO.

Para o presidente do Governo Regional da Madeira este seria um “momento histórico” e ímpar na sua carreira, por considerar que Mandela foi uma das figuras mais marcantes do século. O encontro estava marcado para a residência do ex-presidente sul-africano em Durban. Jardim encontrava-se de visita a Joanesburgo, quando recebeu o convite para se reunir com Mandela.

Já na edição de 1 de Julho, o DIÁRIO dava conta do resultado desse encontro. 

Ficou o convite para que Nelson Mandela visitasse a Madeira em férias e o profundo agradecimento pela forma pacífica como decorreu a transição na África do Sul. A audiência durou cerca de 20 minutos.