DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Teatro Bolo do Caco leva 'A Bordadeira' ao Festival Internacional de Estátuas Vivas na Holanda

'A Bordadeira' no Encontro de Estátuas Vivas de Espinho 
'A Bordadeira' no Encontro de Estátuas Vivas de Espinho 
, Foto Facebook To Ze

O Teatro Bolo do Caco volta a levar a arte da Madeira além fronteiras, desta feita através da participação no Festival Internacional de Estátuas Vivas Living Statues Doetinchem, realizado este fim-de-semana, dias 28 e 29 de Junho, em Holanda. 

A participação esteve a cargo da artista Cristiana Nunes, que deu corpo à estátua viva 'A Bordadeira', que presta homenagem à mulher madeirense.

Cristiana Nunes, a única participante portuguesa entre cerca de 40 artistas de todo o mundo, apresentou a primeira estátua viva feminina da Região Autónoma da Madeira, num percurso que envolveu vários locais emblemáticos da cidade holandesa de Doetinchem.

A Bordadeira é uma estátua que procura honrar e homenagear o ofício do bordado e a mulher madeirense que, durante décadas, nele encontrou a semente da sua emancipação e libertação. A mulher que bordava, numa época em que os cravos ainda não haviam brotado em Portugal, ganhava uma existência além de mãe, e garantia o pão na mesa. Essa é uma realidade que não deverá nunca ser esquecida e que Cristiana Nunes, criadora e intérprete deste trabalho, procurou imortalizar na sua criação, inspirada nas personagens femininas das estátuas Monumento à Bordadeira e Monumento à Florista do escultor Anjos Teixeira. A Bordadeira, Teatro Bolo do Caco