Ao final da tarde de sábado, mais um carro incendiou-se em andamento na zona da Cancela e ficou totalmente carbonizado. Tal como o DIÁRIO noticiou, o mesmo aconteceu a uma carrinha táxi, no início do mês, na Rua Martha Telles Pintora, na freguesia de São Martinho, o que gerou grande aparato.
Mas estes não são casos isolados e têm ocorrido com alguma frequência. Por isso, é essencial saber como agir com rapidez e segurança em caso de incêndio, pois o fogo num veículo pode começar de forma súbita e tornar-se incontrolável em poucos minutos.
As causas podem ter origem variada, como por exemplo nos componentes eléctricos ou no compartimento do motor.
Mas também existem causas externas ao veículo que podem desencadear um incêndio, como a idade da viatura, a temperatura exterior ou a falta de manutenção ou reparação do veículo. É, por isso, importante que a viatura seja anualmente inspecionada.
Ficam aqui algumas dicas para a sua segurança e a dos outros em caso de incêndio no veículo:
-Imobilize o veículo em segurança
Ao notar sinais de perigo, como cheiro a queimado, fumo, faíscas ou chamas, pare o carro assim que possível, preferencialmente fora da via e afastado de outros veículos ou estruturas.
- Evacue todos os ocupantes
Saia rapidamente do veículo e ajude os passageiros a fazer o mesmo. Afaste-se pelo menos 30 metros e nunca volte atrás para recolher objectos pessoais.
-Ligue para o 112
Informe os serviços de emergência com calma e clareza, dando a localização exacta, tipo de veículo e qualquer informação relevante (como se há feridos ou risco de explosão).
-Use o extintor se for seguro
Se o incêndio for pequeno e tiver um extintor apropriado, pode tentar apagar o fogo, mas nunca arrisque a sua vida.
- Não tente combater um incêndio já avançado
Se o fogo já tomou conta do veículo, mantenha-se afastado. Há risco de explosões e de inalação de fumos tóxicos.
- Sinalize a zona
Se estiver na estrada, coloque o triângulo de sinalização a uma distância segura e avise os outros condutores do perigo, se for possível.