DNOTICIAS.PT
Orçamento Regional Madeira

Iniciativa privada como “o grande motor da economia regional”

José Manuel Rodrigues apresenta as principais propostas do Governo Regional na área da Economia

José Manuel Rodrigues 
José Manuel Rodrigues , Foto Rui Silva / ASPRESS

A Assembleia Legislativa da Madeira retomou a apreciação na especialidade da Proposta de Orçamento da Região Autónoma da Madeira e do PIDDAR - Plano de Investimentos para 2025 na tarde desta terça-feira, 17 de Junho, com a intervenção do secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues.

Nesta ocasião, o governante apresenta as principais propostas do Governo Regional na área da Economia, destacando o compromisso do Executivo Madeirense em garantir a continuidade do crescimento económico e o reforço da coesão social.

O secretário regional sublinhou que o Orçamento da Região para 2025 é um documento “crucial” para o futuro da Madeira e do Porto Santo, após um período de “grande instabilidade política”, que condicionou a acção da administração pública e adiou reformas relevantes, tais como o alívio fiscal e a melhoria dos salários, bem como das prestações sociais.

Segundo José Manuel Rodrigues, o Orçamento apresentado procura apoiar iniciativa privada, “o grande motor da economia regional”, fomentando a competitividade das empresas, através de medidas que incentivam a inovação, a diversificação de mercados, a transição digital e a internacionalização.

Paralelamente, a Região pretende aumentar o rendimento disponível das famílias, com medidas de valorização salarial e de redução fiscal.

O titular da pasta da Economia apresentou oito eixos estratégicos para 2025, nomeadamente o estímulo ao investimento produtivo, a correcta aplicação de fundos europeus, o reforço das exportações, a descentralização do investimento privado, a modernização dos portos, a regulação de mercados e preços, o incentivo à inovação e à sustentabilidade, e a promoção do emprego qualificado.

O secretário sublinhou ainda que, apesar das adversidades geopolíticas e das previsões menos favoráveis para a economia mundial, a Madeira deverá continuar a crescer “acima da média nacional e europeia”.

A Região tem crescido economicamente, nos últimos 4 anos, acima da média do país, e a evolução do Produto Interno Bruto, que poderá atingir, no final deste ano, um valor próximo dos 8 mil milhões de euros, é a prova desse desempenho extraordinário da nossa economia. Se a isto somarmos a redução do desemprego, a subida dos salários, a um ritmo superior à média nacional, a diminuição da dívida pública, que já se encontra abaixo da média da União Europeia, podemos garantir que vamos no rumo certo e que há razões para acreditar que entrámos num ciclo virtuoso de desenvolvimento regional. José Manuel Rodrigues

A Secretaria Regional de Economia dispõe de 138 milhões de euros para fazer face a despesas e investimentos, sendo que 35 milhões estão reservados para o programa Madeira 2030. Entre as medidas anunciadas estão investimentos em inovação (13,8 milhões de euros), investigação (4 milhões), eficiência energética (1,5 milhões), e apoio à internacionalização (2,3 milhões).

Além disso, estão previstos apoios específicos para compensar os sobrecustos associados ao transporte e à insularidade, bem para o Sistema de Incentivos ao Funcionamento. A secretaria dispõe ainda de 5,5 milhões no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoiar a digitalização.

Em análise estão mais de 1.500 candidaturas a sistemas de incentivo, num montante superior a 26 milhões de euros, e está prevista a abertura de novos avisos com uma dotação adicional de cerca de 24 milhões.

Confira, em directo, a apreciação da Proposta de Orçamento da Região Autónoma da Madeira e do PIDDAR - Plano de Investimentos para 2025 na Assembleia Legislativa: