Madeira

Pesca lúdica na palma da mão

Nova aplicação vai facilitar processos e troca de informação

None
Foto Shutterstock

A Secretaria Regional de Mar e Pescas está em processo de aquisição de uma aplicação móvel para facilitar a ligação entre os praticantes de pesca lúdica e a Direcção Regional de Pescas, que lançou o procedimento.

Este software vai facilitar a troca de informação diversa e permitir simplificar por exemplo o pedido e renovação de licenças. Na Madeira são emitidas cerca de 6.500 licenças por ano para residentes e visitantes.

A aplicação móvel para recolha de dados e apoio aos praticantes de pesca lúdica está a ser desenvolvida pela empresa Vgpc. Vai custar perto de 50 mil euros (49.716,63 euros, já com IVA), devendo estar disponível até ao final do ano.

Até agora a emissão e renovação das licenças era realizada presencialmente na sede da DRP ou através do Simplifica. A aplicação fará a ponte com este sistema informático regional para tornar possível com alguns cliques o tratamento destas operações. A introdução de informação relativa às capturas, bem como a consulta de notícias, notificações, avisos meteorológicos, marés, estado do tempo, e mais será possível através do programa em desenvolvimento.

Esta aplicação será gratuita e compatível com sistemas IOS, Android e Web.