None
Euro2020 Desporto

O melhor 'onze' dos oitavos-de-final do Euro 2020

Espanha e Suíça dominam as escolhas alusivas aos 'oitavos' do grande torneio europeu com três jogadores de ambos os lados.

None

Yann Sommer é o melhor guarda-redes dos oitavos-de-final. Estávamos indecisos entre o helvético e o guardião de Inglaterra, Pickford, mas a prestação de Sommer frente à França - apesar de ter encaixado três golos - foi soberba. Pesou ter defendido o penálti decisivo de Kylian Mbappé.

None

O nosso defesa direito desta semana é Joakim Maehle. O dinamarquês até começou o jogo no lado esquerdo, mas passou para a direita e culminou a sua grande exibição frente à Rússia com um bonito golo.

None

Neste onze entra o defesa espanhol Aymeric Laporte. Jogou contra a Croácia naquela que será considerada como a melhor partida do Euro 2020. Fez cinco cortes e seis recuperações num jogo que acabou 5-3 a favor dos espanhóis.

None

Exibição sólida de Harry Maguire frente ao poderio alemão e vitória da Inglaterra por 2-0. É uma das peças fulcrais no sistema montado por Southgate. Tomáš Holeš, da República Checa, ou Aleksandar Dragović, da Áustria, também mereciam integrar o eixo defensivo desta 'Dream Team'. Desta vez, ficam no banco de suplentes.

None

Um golo, uma assistência e passagem aos quartos-de-final. Zinchenko chegou em grande forma ao Euro e também chega com enorme qualidade ao último terço do terreno. É o nosso lateral esquerdo, apesar de Leonardo Spinazzola também se ter apresentado a um bom nível frente à Áustria.

None

Considerado o homem do jogo frente à Croácia, Sergio Busquets joga a trinco nesta equipa. É a segunda vez que integra a 'Dream Team' escalonada pelo DIÁRIO neste Euro2020. O capitão de La Roja foi o cérebro do meio campo espanhol.

None

Marcou (muito provavelmente) aquele que será o melhor golo do torneio, mas a 'bomba' que enviou para o fundo das redes da Suíça de pouco valeu. É verdade que Pogba perde a bola para o 3-3 dos helvéticos, mas foi o único erro que cometeu em todo o encontro.

None

Como se costuma dizer... foi o jogo da vida de Xhaka. Fez a assistência para o 3-3 e esteve irrepreensível durante os 120 minutos. Um verdadeiro capitão a guiar a sua selecção para os quartos-de-final.

None

Estavam todos a pensar no irmão mais velho, mas foi o mais novo que trocou as voltas a Portugal. Thorgan Hazard marcou o golo que enviou Portugal para casa e deu trabalho (sobretudo) a Dalot.

None

É o terceiro jogador da Espanha a ser convocado para este 'onze maravilha' dos oitavos-de-final. Ferran Torres, um diabo à solta que ainda dá pesadelos aos croatas. Um golo, uma assistência e duas ocasiões flagrantes criadas em quatro passes para finalização.

None

Foi a escolha mais difícil, mas optámos por Seferovic. Marca o primeiro e o segundo da Suíça frente à França e sai esgotado, mas com sentimento de dever cumprido. O nosso avançado poderia muito bem ter sido Benzema ou Dolberg, mas o helvético merece (e muito).

None

O nosso 12.º jogador é o adepto 'viral' da Suíça. Chama-se Luca Loutenbach, tem 28 anos, e foi do inferno ao céu em 90 segundos (o tempo que separa as duas fotos). "Não sei o que me aconteceu, fiquei louco", confidenciou o jovem depois de ter sido 'apanhado' pela realização.