Débora Fabiana Spínola Faria

PARTICIPAÇÃO FALECEU R.I.P.

Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.

Seus pais João Ilídio Faria e Maria Isabel de Freitas Spínola Faria, seu irmão João Bernardo Spínola Faria, seus tios, tias, primos, primas, padrinhos e amigos, cumprem o doloroso dever de participar às pessoas de suas relações e amizade o falecimento da sua filha, irmã, sobrinha, prima, afilhada e amiga, residente à Rua do Lazareto, n.º 134, São Gonçalo e que o seu funeral se realiza, hoje, com celebração de missa de corpo presente, pelas 13:30 horas, na Igreja Velha de São Martinho (Rosário), prosseguindo o seu funeral, para cremação no Cemitério de Nossa Senhora das Angústias, em São Martinho.

Difícil é saber e não querer acreditar, que te perdemos para sempre… Até um dia querida filha e irmã. Neste momento de “dor imensa” e “tristeza profunda” queremos agradecer o “carinho” o “amparo” de todos, os que de uma forma geral estão connosco, e que fizeram pela Débora Fabiana o possível e o impossível para minimizar o seu sofrimento, a todos a nossa maior gratidão, bem hajam… É duro estar longe de quem tanto amamos, da pessoa a quem demos vida e ensinámos a viver, a morte levou-te de nós cedo de mais querida filha, mas jamais irá roubar o que eras para nós. Que o teu descanso seja eterno. Que sejas para nós, a estrela que nos cuidará, já que não estás cá, olha por nós. Dos pais que sempre te amarão, enquanto os nossos corações baterem…!

Saudade… Saudade é tudo o que fica, de quem não pôde ficar. Saudade que dói e que causa dor. Saudade que tem que dar força para continuar. Mana, que o tempo seja capaz de transformar a dor, da perda em saudade serena, que acalme nossos corações, em vez de o fazer sofrer tanto…. Descansa em paz! Saudade!

É verdade! As imagens mais importantes são as “internas”. Aquelas que guardamos daqueles que amamos. E com quem partilhámos tanto, nesta tua tão curta vida, tão curta de duração.

Mas foi tão intensa de vivências efetivo-emocionais. Foste uma grande guerreira lutaste e sofreste tanto, foste e serás sempre um exemplo de resiliência para todos nós, especialmente para quem acompanhou toda esta tua luta. Ficarão as memórias sempre presentes mesmo quando não estás fisicamente entre nós. Caracterizadas por afetividade que jamais se esquecerá. A saudade eterniza a presença de quem se foi, da tia Teresa Spínola e tio Francisco, da tia Aurora Spínola, primo Pedro Spínola e sua namorada Irene Vietti. Descansa em Paz meu “Anjo”.

A família reconhece e expressa todas as manifestações de pesar e solidariedade, agradecendo a compreensão de todos apelando que estas cerimónias sejam restritas aos familiares mais próximos com limite de 20 pessoas no cemitério, de acordo com as recomendações das Autoridades locais face há situação epidemiológica atual.

Renovam um reconhecido agradecimento a todas as unidades de saúde onde esteve internada, do qual passamos a descrever: Aos cuidados intensivos em especial ao Dr. Gonçalo, Dra. Margarida e Dr. Nicodemos e toda a equipa médica e enfermeiros. Há neutropenia, médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar. Ao 3º andar ginecologia, Dr. Joaquim Vieira, enfermeiras, enfermeira chefe, auxiliares e à querida enfermeira Carmo. Há fisioterapia, ao Dr. Sílvio, à fisioterapeuta Catarina, terapeuta Dulce, terapeuta Vítor. Bem como toda a equipa do serviço de medicina física e reabilitação. Ao psicólogo Dr. Pedro, à neuropsicóloga Dra. Sofia Aguiar. Ao hospital Dr. João de Almada cuidados da rede, médicos, enfermeiros, e a todo o pessoal auxiliar, receção, cozinha, bar, mas em especial ao enfermeiro Humberto e enfermeiro Bruno. Ao Hospital de dia (oncologia) em especial Dra. Mariana Fernandes e toda a restante equipa médica, a todos os enfermeiros, ao pessoal da receção, da secretaria, a todas as auxiliares em especial à Laurinda. Aos serviços de radiologia, TAC, Ressonâncias, Raio-X, etc. À medicina nuclear, médicos, enfermeiros e técnicos. Aos bombeiros por todo o carinho que tiveram com a Débora. À clínica da radioterapia, à Dra. Augusta Cavaleiro, aos técnicos, à receção, a toda a equipa sem exceção. Aos Horários do Funchal particularmente a unidade dos T.P.M.R. Eles sabem a quem nos referimos, pelo serviço de excelência humano, pelo carinho que sempre demonstraram. À equipa da medicina da dor, em especial ao Dr. Duarte e ao Dr. Jorge Romeira. A todas as enfermeiras e ao pessoal da receção. À Segurança Social do Bom Jesus e a todas as ajudantes domiciliarias, toda a ajuda e carinho com que sempre cuidaram da nossa filha. Ao oitavo andar nascente, a todo o pessoal médico, enfermeiro e pessoal auxiliar. Por fim, aos cuidados paliativos à Dr. Susete, à Dr. Vilma, ao Dr. Ricardo, a toda a equipa de enfermagem e auxiliares por todo o carinho, amor e serviço especial no bem-estar dos doentes. Ao Sr. Padre João Carlos pelo apoio e pelas visitas.

Por tudo o que foi descrito, todos terem posto em prática toda a excelência profissional, com amizade e dedicação no afeto e cuidados tidos para com a nossa filha e irmã. Fica aqui o registo emotivo da família pelo qual agradecem, as palavras não chegam para enaltecer um obrigado e muita gratidão, bem hajam.

Queremos agradecer a toda a família materna e paterna que sempre esteve connosco, a todos os amigos que nunca esqueceram a Débora em especial à Nádia e família, à Sofia Pestana, à Lurdes Spínola e família e à Suzi e suas filhas tudo o que fizeram ao longo destes quase 5 anos.

Especial agradecimento ao Grupo Pestana e sua família, aos colegas, aos diretores a quem os considero amigos e sempre estiveram ao nosso lado possibilitando momentos de bem-estar e ajuda em todas as ocasiões. Um bem haja!