Madeira

Madeira volta a contar com um cônsul da Alemanha três anos depois

Vivem actualmente, na Madeira, segundo registos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 549 germânicos, mas Sérgio Sousa acreditam que "são muitos mais"

None
Fotos Rui Silva/ASPRESS

Sérgio Sousa tomou posse esta quinta-feira como novo cônsul honorário da República Federal da Alemanha na Madeira, três anos depois de total inexistência de um representante daquele país cá na Região. 

Em declarações à comunicação social, no Forte de São Tiago, no Funchal, o madeirense que tem raízes alemãs - dado que nasceu, viveu e estudou em Munique -, avançou que existiam algumas dificuldades resultantes da ausência da figura de um cônsul da Alemanha, na Madeira.

"Ao trabalhar no ramo do turismo senti alguma dificuldade e foi por isso que aceitei o desafio, achando que eventualmente poderia ser uma mais-valia para os turistas, mas não só. Também para os que residem cá", referiu Sérgio Sousa, enumerando as tais adversidades pelas quais os germânicos atravessaram em solo madeirense. "Algumas mortes, acidentes, procura por passaportes e alguma procura por ajuda financeira que havia de pessoas com menos posses", revelou.

Sobre as prioridades destas novas funções, Sérgio Sousa disse não saber ainda quais as suas prioridades nos primeiros tempos enquanto cônsul. "Não sei ainda. Vamos passo a passo e ver o que vai acontecer e qual a receptividades dos alemães que vivem cá. Este é um mundo completamente novo para mim", referiu.

Vivem actualmente, na Madeira, segundo registos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 549 germânicos, mas Sérgio Sousa acreditam que "são muitos mais", isto é, "mais de mil". Já em termos turísticos, os números são difíceis de calcular.

"Após a abertura do nosso aeroporto foi a primeira comunidade a nos visitar. Desde o dia 2 de Julho que começaram a nos visitar e a ajudar na recuperação do nosso turismo", realçou o novo cônsul, vincando ainda que a percepção da ilha por parte do povo que agora passa a representar é "fantástica" pelo que tem ouvido, indo até mais longe ao afirmar que esta "deve ser a melhor Região para visitar neste momento, por ser a mais segura e mais simples".

Reavivar de relações entre o Funchal e a Alemanha

Miguel Silva Gouveia recebeu o Embaixador Martin Ney

Martin Ney diz que Sérgio Sousa será o "número um" na Madeira

O embaixador da Alemanha em Portugal, Martin Ney, assumiu que por vezes não consegue ajudar em casos de emergência a população germânica, desde Lisboa.

"É aí que entram os cônsules honorários para providenciarem ajuda aos cidadãos alemães, tanto em situações de emergência, como para os mais variados pedidos. No entanto, o seu papel de cônsul acarreta muito mais do que isso. Com o seu excelente conhecimento local será o nosso homem número um, na Madeira. Com o seu forte compromisso e motivação dará um contributo para tornar a Alemanha mais presente na ilha. Será a nossa pessoa de confiança no que diz respeito a questões políticas, económicas, financeiras, culturais e até em termos militares", referiu Martin Ney.

Ao empossar Sérgio Sousa como cônsul honorário testemunha a importância desta linda ilha. Estamos a dar mais um passo no fortalecimento de relações entre a Alemanha e a Madeira. Encontrámos a pessoa certa, enquanto cidadão português nascido na Alemanha e, mais tarde, como madeirense, poderá apelidar os dois locais como a sua casa. É considerado como uma pessoa de confiança e não poderíamos encontrar melhor parceiro para fortalecer as nossas relações bilaterais entre as duas nações. Martin Ney, embaixador da Alemanha em Portugal
Fechar Menu