>
Dia da Região Madeira

PS diz que há preconceitos mútuos entre Lisboa e a Madeira

Foto Aspress

Paulo Cafôfo é quem dá voz ao PS na sessão do Dia da Região. O deputado depois de mandar um abraço a todos os madeirenses pelo mundo, definiu a autonomia regional como uma das maiores conquistas da autonomia, mas que tem de ser fortificada.

São vários os riscos de falhar, como o de falhar, na relação com Lisboa, por falta de um espaço de Concertação.

Há que resolver as questões da continuidade territorial e as questões financeiras, indo além da gestão corrente dos governos de cá e de lá.

Paulo Cafôfo num país centralista e de uma visão deturpada da autonomia : existem preconceitos anti-autonomistas no continente e antinacionais na Madeira.

Reforçar a autonomia é reforçar a coesão nacional. É preciso fazer a diferença nas area regionaluzadas, educação, economia, saúde, áreas sociais, entre outras.

Cafôfo centrou-se na questão da saúde que, defende, deve ter uma centralidade política.

O PS sabe o efeito da pandemia no sector, mas entende ser necessário retomar a produção rapidamente. "A saúde dos madeirenses não pode ficar à espera".

Paulo Cafôfo diz ser importante não criar mais problemas no sector. O deputado dá o exemplo da construção do novo hospital, que não acontece dentro dos prazos prometidos.

Mas é necessário soluções também na economia, com apoios sérios às empresas. "Se todos dizemos que nada será como dantes, também não vale a pena fazermos igual".

É necessário agir em diversas frentes. Reduzir impostos, capitalizar empresas e, no turismo, ir além das questões sanitárias. É preciso, por exemplo, criar um fundo de incentivos às novas rotas.

O sector primário precisa de apoios específicos.

O combate à exclusão social é outra das acções que se impõem, sobretudo com políticas que incentivem o emprego.

Fechar Menu