>
Mundo

Criança morre em França com sintomas semelhantes a doença de Kawasaki

Foto JOEL SAGET AFP
Foto JOEL SAGET AFP

Uma criança de nove anos morreu em França após registar sintomas semelhantes aos da doença de Kawasaki, descritos em jovens que tiveram contacto com o coronavírus, a primeira morte deste tipo no país, anunciou hoje o seu médico.

A criança, que morreu devido a “danos neurológicos ligados a uma paragem cardíaca”, tinha “uma serologia que mostrava que tinha estado em contacto” com o coronavírus, mas não teve os sintomas da covid-19, precisou à agência France-Presse o professor Fabrice Michel, chefe do serviço de reanimação pediátrica de La Timone em Marselha (sudeste), confirmando uma informação do diário La Provence.

Segundo o médico, a criança, que vivia em Marselha, ficou “gravemente doente devido a uma paragem cardíaca” em casa, antes de ser transportada para o seu serviço especializado. Foi tratada “durante sete dias” e morreu no sábado, adiantou.

No balanço semanal divulgado na quinta-feira à noite, a agência de saúde pública francesa referia a morte daquele “rapaz de novo anos, com comorbidade no neurodesenvolvimento”, após uma doença inflamatória que atingiu o seu coração e que estava ligada à covid-19.

Nas últimas três semanas, vários países assinalaram casos de crianças com uma doença inflamatória com sintomas semelhantes aos da rara doença de Kawasaki, provavelmente relacionados com a covid-19.

Foram registadas outras mortes após o desenvolvimento de tais sintomas: um adolescente de 14 anos, positivo para a covid-19 e sem patologia subjacente no Reino Unido, e uma criança de cinco anos em Nova Iorque.

Os sintomas são febre alta, dores abdominais e problemas digestivos, erupção cutânea, conjuntivite e língua avermelhada, que incha e que fica com o aspeto de framboesa.

Estes sintomas são semelhantes aos da doença de Kawasaki, que afeta as crianças e leva a uma inflamação dos vasos sanguíneos.

No entanto, existem diferenças: o caráter inflamatório e os danos cardíacos são “muito mais acentuados” nos casos suspeitos de estarem associados à covid-19 do que na doença de Kawasaki clássica, segundo a Saúde Pública francesa.

O professor Michel precisou que estes casos envolvem “muito poucas crianças e apenas causaram uma morte” pelo que elas “não devem preocupar-se demasiado”.

Será necessário que as crianças sejam consultadas se “têm febre há mais de dois dias e sinais associados”, adiantou.

Fechar Menu