>
Mundo

Rixas em campo de refugiados na Grécia fazem um morto e quatro feridos

None

Um adolescente afegão morreu hoje depois de ter sido esfaqueado na véspera por outro migrante afegão durante uma rixa no campo de refugiados de Moria, na ilha grega de Lesbos, afirmaram fontes policiais locais.

As mesmas fontes anunciaram que outras quatro pessoas, que também vivem neste campo de acolhimento de refugiados sobrelotado, ficaram feridas num incidente posterior à rixa ocorrida na terça-feira à noite.

Gravemente ferido por um homem de 20 anos, o adolescente afegão, de 16 anos, foi transportado ainda durante a noite de terça-feira para o hospital de Mytilene, capital da ilha de Lesbos (a cerca de 10 quilómetros de Moria), mas acabaria por morrer algumas horas depois.

A vítima mortal era um dos sete filhos de uma família oriunda do Afeganistão que vive numa zona de oliveiras localizada junto ao sobrelotado campo de refugiados de Moria.

Quando a notícia da morte do adolescente foi conhecida hoje de manhã no campo de Moria, novos distúrbios foram registados na zona onde estão a viver os refugiados menores de idade.

Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas nesta nova rixa, duas em estado grave.

Segundo a polícia, todos os feridos encontram-se hospitalizados.

As rixas entre requerentes de asilo são frequentes em Moria, local onde vivem mais de 19 mil pessoas em condições de vida bastante precárias.

A capacidade deste campo é para 2.800 pessoas.

Classificado por várias organizações não-governamentais (ONG) de defesa dos direitos humanos como “a selva”, o campo de Moria foi recentemente considerado como uma “bomba sanitária” pelo governo da Grécia, que também está a enfrentar, como toda a Europa e o mundo, a pandemia da covid-19.

Apesar de nenhum caso de infecção pelo novo coronavírus ter sido registado oficialmente em Moria, dois outros campos de acolhimento de refugiados no território continental da Grécia foram colocados em quarentena na semana passada, após o surgimento de dezenas de casos da doença covid-19.

Fechar Menu