>
Mundo

Condenado no Vietname a cinco anos de prisão por criticar regime no Facebook

Um homem de 24 anos foi condenado a cinco anos de prisão no Vietname sob a acusação de ter criticado o regime comunista vietnamita no Facebook, numa altura de crescente repressão das autoridades aos detratores nas redes sociais.

Mais de metade dos cerca de 96 milhões de habitantes do Vietname utilizam o Facebook como forma de dar voz crítica aos dissidentes, comentários que são interditos na imprensa.

Phan Cong-hai foi condenado por ter publicado mensagens de apoio a manifestantes que foram, entretanto, detidos, com a acusação a considerar os escritos “contra o parido e contra o Estado”.

Na segunda-feira, Chung Hoang Chuong, 43 anos, foi condenado a 18 meses de prisão por ter publicado nas redes sociais as razões de um litígio predial, ato que foi também considerado hostil ao regime.

Na semana passada, o Facebook foi acusado pela Amnistia Internacional (AI) de “cumplicidade” com a censura no Vietname, após a plataforma digital norte-americana ter confirmado que bloqueou conteúdos “julgados ilegais” por Hanói.

O regime tem multiplicado as detenções e as condenações de opositores que utilizam a rede social para fazer críticas desde que, em 2016, subiu um governo conservador ao poder.

Segundo a AI, cerca de 10% dos prisioneiros políticos atrás das grades no Vietname foram detidos pelas atividades que desenvolvem no Facebook.

A pandemia do novo coronavírus, segundo a AI, só veio agravar a situação, tendo já cerca de 650 utilizadores do Facebook sido interrogados pelas autoridades vietnamitas por causa de publicações ligadas à crise sanitária e à respetiva gestão.

Fechar Menu