Boa Vida

'Legado' regressa ao Terreiro para redescobrir a cultura gastronómica da Madeira

None

O projecto Legado está de volta nos dias 16 e 17 de Outubro ao restaurante Terreiro, situado na Rua Imperatriz Dona Amélia, com o foco a estar centrado na pedagogia e experimentação gastronómica nesta nova edição dedicada ao mar.

A iniciativa arranca com o jantar ‘Legado do Peixe’, agendado para o dia 16 de Outubro, e para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, assinalado a 17 do mesmo mês, oferece um Open Day Gastronómico, dedicado aos quatro ecossistemas da Madeira – Mar, Fazenda, Floresta, Ribeiras.

Marcado para 16 de Outubro, às 20 horas, o jantar 'Legado do Peixe' presta uma homenagem aos sabores e tradições madeirenses e, acima de tudo, valoriza o pescado subestimado, num tributo gastronómico com sete momentos à mesa. Num mergulho conjunto, a iniciativa transporta-nos até aos 1.500 metros de profundidade e leva-nos a redescobrir espécies de pescado de menor valor comercial. Pota, raia, congro, moreia, arenque, freira, gaiado e cavala vão ser trabalhados pelo chef executivo Carlos Gonçalves e pela sua equipa num menu que terá tanto de revelador como de surpreendente.

Mas as celebrações não ficam por aqui. No dia 17 de Outubro, as portas do Terreiro vão abrir-se até aos jardins e outros espaços de restauração do Savoy Palace, para um Open Day Gastronómico que celebra o Dia Mundial da Alimentação. Dedicado aos quatro ecossistemas principais da ilha, este dia inclui palestras sobre alimentação, provas e jantares exclusivos nos quais vai ser possível conhecer melhor e saborear produtos provenientes do Mar, da Fazenda, da Floresta e das Ribeiras. Em todas as ações será possível conhecer a riqueza do que de mais genuíno tem a Madeira.

O Open Day, que se realiza a partir das 15h30, conta com várias modalidades de acesso, incluindo a opção de se prolongar para um dos jantares de degustação especialmente criados. Os visitantes poderão optar por uma experiência de degustação de iguarias exclusivas em quatro estações – Terreiro, Alameda Lounge, Restaurante Alameda e Palmeiral do Savoy Palace – cada uma dedicada a um ecossistema. Em alternativa, podem preferir uma experiência mais completa, iniciando-se com a degustação nas quatro estações durante a tarde e terminando com um jantar de degustação no Galáxia Skyfood ou no Jacarandá Lounge & Club.

Também nesta tarde, e incluído em todas as modalidades de acesso, os jardins do Terreiro recebem várias palestras e workshops sobre alimentação que unem o conhecimento científico (saber) ao empírico (saber fazer), em momentos que juntam vários convidados de renome em conversas e demonstrações. O hotel Savoy Palace terá também um pacote de alojamento especial para aqueles que queiram usufruir do fim-de-semana na unidade.

A primeira edição do projecto Legado realizou-se em Fevereiro de 2020, em celebração do funcho, apresentando um menu exclusivo com 500 anos de história, criado em torno desta erva de cheiro doce que fazia parte dos sabores do passado. O Legado constituiu uma oportunidade para se redescobrir a cultura gastronómica e memórias – dos descobridores até à atualidade – resultando de um trabalho memorável que o restaurante Terreiro e Savoy Signature desenvolveram em colaboração directa com as gentes e costumes locais.

Fechar Menu