Voltar
A Guerra Mundo

Centenas de ucranianos cruzam a fronteira para se refugiarem na Roménia

None

Várias centenas de cidadãos ucranianos cruzaram hoje a fronteira que separa o seu país da Roménia, procurando refúgio em casas de amigos e familiares perante a operação militar da Rússia, informaram as autoridades romenas.

"Os primeiros dados da Polícia de Fronteira mostram um aumento de várias centenas de pessoas, ainda que muitas delas tenham nacionalidade romena, familiares ou amigos e inclusivamente casas em Suceava [nordeste da Roménia]", disse o presidente desta província romena que faz fronteira com a Ucrânia, em declarações à G4Media citadas pela agência Efe.

A Roménia partilha com a Ucrânia uma fronteira de mais de 600 quilómetros, e os contactos entre os habitantes de ambos os lados da fronteira são fluídos.

De acordo com o último censo oficial, na Roménia vive uma minoria ucraniana de mais de 50 mil pessoas, e segundo outros cálculos, a minoria romena na Ucrânia ascende às 400 mil pessoas.

O ministro da Defesa da Roménia, Vasile Dincu, disse esta semana à imprensa que o seu Governo está preparado para acolher mais de meio milhão de refugiados vindos da Ucrânia.

A Rússia lançou hoje uma operação militar na Ucrânia, que o Presidente Vladimir Putin disse visar proteger civis russos nos territórios de Donetsk e Lugansk, no leste ucraniano, cuja independência reconheceu na segunda-feira.